quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Exigências do Nazireado

Amados, bom dia!

Assim como Brunno, Léo, Robson e Jeremias tiveram a Conferência Internacional de Avivamento, em Mauá, eu, Dani e Slim, e os Radicais Livres de São Paulo, tivemos a Conferência Levantando Nazireus - até postei um folder convidando vocês. Fomos imensamente edificados com palavras trazidas pelos pastores: Wilson Silva, Silvio Galli, José Carlos Melo e Gilberto Camilo. Tivemos também a presença do Pr. Sobogo Anatoli. Foi um tempo de renovo, uma nova chama em nossos corações que desespera pela Glória de Deus.
A palavra que mais me marcou foi a do Pastor Wilson Silva, a primeira da conferência, na Sexta-feira (12) à noite. Detalhes à parte, sejam edificados. Abra seu coração, deixe que Deus fale com você e queime aí dentro o desejo de ser parte do povo santo que tem se levantado nessa nação.

Exigências do Nazireado
Por Pr. Wilson Silva, em 12 de Fevereiro de 2010.

"Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém, seja homem seja mulher, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o SENHOR, abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da vinha, desde as sementes até às cascas. Todos os dias do seu voto de nazireado não passará navalha pela cabeça; até que se cumpram os dias para os quais se consagrou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente a cabeleira. Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver. Por seu pai, ou por sua mãe, ou por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça. Por todos os dias do seu nazireado, santo será ao SENHOR." Números 06: 1-8

Nazireu significa consagrado - separado, santificado. As pessoas se consagram a distintas coisas - a sua família, ao seu emprego, aos seus filhos, vivendo intensamente para isso. Mas, já que vamos nos consagrar, vamos nos consagrar ao Melhor certo? Que retorno, ou que razão, temos para nos consagrar a outros, se não a Deus? E aqui não se trata de trancar-se em um quarto, mas sim de trazer a eternidade para o hoje, pois o nazireu tem a eternidade incluida em sua vida de forma real. Nazireu é alguém que não se contenta em ser apenas "Excército de Deus", mas faz parte da Tropa de Elite do Senhor. É um grupo dentro do Povo de Deus, que vai além para agradar ao Senhor, fazer a diferença e ser usado.

1- Abster-se-á de vinho e de bebida forte ( versos 3 e 4)
Vinho na Palavra de Deus fala de alegria, e nesse caso, alegria natural. Assim como o vinho, as alegrias naturais podem nos embriagar, sendo algo torpe para o nazireado, pois pode tirar o foco do propósito. É a velha história do "Tudo é mundo" - qualquer coisa que fica entre você e Deus, ou é priorizada acima do Pai, é mundo, é alegria natural, e nos embevece. Sair com os amigos não é pecado, mas se o seu coração está ali, é preciso rever isso. A Palavra de Deus diz que aonde está o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração (Mateus 6:21). O que você valoriza? Qual é sua fonte de contentamento? O que faz você sorrir? O coração do nazireu se alegra com as coisas do alto, se deleita na presença do Senhor, e exulta quando a vontade de Deus é estabelecida.

2- Deixando crescer livremente a cabeleira ( verso 5)
Cabelo na Palavra de Deus fala de autoridade e poder. Deus quem constituiu a igreja e as autoridades nela presentes ( assim como a sua família, sua nação, etc). Submissão é um princípio precioso e essencial no Reino de Deus - não há espaço para rebeldes na Tropa de Elite de Deus.

3- Não se aproximará de um cadáver ( verso 6)
Se existe algo que pode-se dizer que está longe de Deus, é a morte. Morte é afastamento de Deus - quando não há mais nada de Deus, chamamos isso de morte. Quem é consagrado, não pode envolver-se com algo que é morte. Deus, como nosso Pai, nos alimenta. De certo, o diabo também alimenta seus súditos. Mas muitas vezes os cristãos se alimentam do lixo gerado no centro do inferno. É simples... Se algo não veio de Deus, veio do diabo - não há meio termo. Existem as "modinhas", os modismos dessa geração, que muitas vezes são trazidos para dentro da igreja. Existe também o meio musical, o Carnaval, entre outros. O ponto aqui é que Nazireu não toca nem se aproxima de caminhos de morte ( não adiante ir ao culto e ser edificado, mas chegar em casa e assistir Faustão, ou escutar a música da Ivete Sangalo - ir para uma conferência no Carnaval e querer se atualizar vendo quais notas as escolas de samba tiraram, para ter o que comentar com os ímpios).

4- Voto especial ( verso 2)
Nazireado é algo completamente voluntário. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos - pois nós nos fazemos escolhidos. Tudo depende da resposta que daremos ao Senhor. Deus não obriga ninguém a nada, nós que temos a oportunidade de decidir. Como podemos observar e entender, as "exigências" colocadas a cima não são fáceis de se realizar nos dias de hoje - e podem gerar até polêmica, pois não é nada pecaminoso, simplesmente não agrada o coração de Deus. É um padrão - e se desejamos agradar ao Pai completamente, creio que o nazireado é o melhor caminho - completa separação e santificação, consagração plena ao Senhor. Nesse momento o Pr. Wilson disse algo que me marcou profundamente: "Não sei você, mas eu não nasci apenas pra ser povo de Deus. Eu sou especial - e você pode me achar prepotente por dizer isso, mas não. Alguém morreu pra que eu tivesse vida - então vou viver uma vida que faça valer a morte de Cristo na cruz".

Nosso país é conhecido como o País do Carnaval, do futebol. No exterior, a imagem da mulher brasileira é quase que de uma prostituta - uma mulata nua dançando na avenida. Esse mesmo Brasil tem hoje 50 milhões de cristãos. Isso é como 5 Portugais, 4 Grécias, quase que uma Itália ou Alemanha inteira - e porque nada muda? Porque não somos conhecidos como uma nação que busca a Deus? Porque esses 50 milhões não são Nazireus - são crentes misturados com o mundo. Não há pureza. É como se houvesse 100 pessoas sedenteas em uma sala, e eu colocasse um galão de mil litros de água ali e dissesse que aquela água foi testada e aprovada - e então, todos estariam dispostos a tomá-la. Mas se eu fosse ao banheiro, e coletasse urina com um conta-gotas, jogando apenas uma gota no galão de água, ninguém beberia. Uma gota, em mil litros. E nossa nação está muito mais contaminada do que uma gota...
Há uma chama dentro de você? Há uma indignação por ver sua cidade, nossa nação, do jeito que estão? Você quer fazer parte de um povo completamente santo, puro e consagrado a Deus? Se disponha. Se você não quiser, tudo bem - você está salvo, vai para o céu, mas não vai mudar nada. O País de Gales foi conhecido pelo Avivamento - conhecido pelo Parlamento, que parou, não fez sessões para adorar e buscar a Deus, ao invés de colocar dinheiro nas meias. E aí você pode pensar "O que eu tenho com isso?", e é por muitos cristãos pensarem assim que estamos aonde estamos.
Se posicione, lute, consagre-se completamente a Deus. Seja um Nazireu nesse tempo, fazendo parte do Povo que Deus tem levantando para mudar as estruturas dessa geração. Se você deseja isso, ore a Deus, se consagre, renda seu coração a Deus e declare que você quer viver tão somente para Ele - para viver uma vida que faça valer a morte de Cristo naquela cruz, uma vida que pode ser chamada de vida.

Um comentário:

Brunno Rodrigues disse...

sou nazireu.. tanto q nao corto o cabelo faz uns 2 meses acho.. kkkkkkkk... nem vou cortar mais... rsrs.
brincadeiras a parte... beenção o texto... demais Deus tem falado a respeito disso cmg ha um tempo jah...
"Mas muitas vezes os cristãos se alimentam do lixo gerado no centro do inferno. É simples... Se algo não veio de Deus, veio do diabo - não há meio termo."/ "Porque não somos conhecidos como uma nação que busca a Deus? Porque esses 50 milhões (de crentes) não são Nazireus - são crentes misturados com o mundo. Não há pureza." --> isso aki flw comigo demaaais...