terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Formando discipulos

Texto: Mateus 28:19

Introdução:
Formar discipulos é, na verdade, uma obra que exige tempo e trabalho. Nesta mesagem quero tomar Jesus como exemplo mostrando a sua caminhada ao lado de seus discipulos, mostrando os riscos que Ele assumiu e o trabalho que Ele teve para deixar seu legado, que não era nada pequeno, nas mãos de jovens cheios de defeitos e limitações, mas que possuíam um coração sincero e cheio de sonhos.
Interessante é observar que Jesus não chama, escolhe à discipulos 'prontos', 'formados'. Ele preferiu começar do zero e trabalhar com jovens totalmente desqualificados aos olhos humanos do que trabalhar com fariseus cheios de vícios e preconceitos.
Jesus quer nos ensinar que todos podem chegar ao ponto de ser chamados discipulos Dele. Ele, na verdade, escolheu a 12 homens comuns como eu e você e os tornou nos homens cheios do Espírito que deram continuidade ao Evangelho à Obra eterna que Jesus iniciou. Se hoje conhecemos ao Senhor foi, também, por causa desses homens!
E você irmão, tem formado discipulos? Tem pago o preço para isso?
É preciso que formemos discipulos para que a Obra do Senhor prossiga a avançar!
Há muitos jovens que podem se tornar discipulos e você é a pessoa que Deus levantou para investir e os discipular.
Provavelmente em sua célula, igreja há jovens com características muito semelhantes aos discipulos de Jesus.
Não vou discorrer sobre os 12 hoje, porém falarei de 5 deles:

1º) Mateus (
Mt 9:9)
Era coletor de impostos e, por isso, possuía uma péssima reputação. Além disso os estudiosos dizem que ele era conhecido por ser um homem sociável e que gostava de ir à festas.
Conhece alguém assim na igreja? Mal falado, de péssima fama, conhecido por seus problemas de caráter, baladeiro, festeiro? Pois é... Mateus era exatamente assim!
Jesus não se preocupou com nada disso, simplemente decidiu pega esta 'pedra bruta' chamada Mateus e trabalhou na vida dele.
Depois disso Mateus se tornou um grande discipulo e homem de Deus, morreu por amor a Cristo e ficou conhecido por escrever o "Evangelho de Mateus", primeiro livro no Novo Testamento.
Sim, se você conhece algum "Mateus", saiba que ele pode sim ser discipulo, se tornar um grande líder, um grande homem de Deus, mas no começo isso depende muito mais de seu investimento e perseverança do que dele mesmo.

2º) Tomé (Jo 20:24-25)
Era inseguro e só acreditava naquilo que podia tocar. Existe muita agente assim dentro da igreja precisando ser discipulada por alguém: pessoas que não acreditam no Chamado, que duvidam que Deus pode as usar, que não não creeêm de todo o coração no impossível, no sobrenatural.
Vemos que Jesus discipula Tomé até morrer e após sua ressureição ainda foi paciente para ensinar uma nova lição a Ele (Jo 20:26-29).
E aí, está disposto a investir, acreditar e discipular os "Tomés"?

3º) Pedro
Possuía personalidade forte, era determinado, além de ser o mais sincero do grupo, porém era inculto, intolerante, irritado, agressivo, impulsivo, não suportava ser contrariado e, como muitos jovens, não planejava o futuro, vivia somente em função dos prazeres do momento.
A caminhada de Pedro como sendo discipulo de Jesus é marcada por contrastes quase que absurdos. Pedro foi o discipulo que andou sobre as águas e recebeu a revelação de que Jesus era o Cristo, mas foi, também chamado de satanás pelo próprio Deus e negou a Jesus por três vezes.
É incrível este contraste, a vida de Pedro é marcada por altos e baixos. Pessoas assim vivem numa constante gangorra, um dia estão com você, outro não, um dia querem tudo, no outro não querem nada.
Você disposto a discipular pessoas assim, para que eles se tornem grandes discipulos?
Jesus discipulou Pedro por volta de três anos e na hora de Pedro mostrar atitude de discipulo, acaba tendo uma atitude inpensada movido por seu temperamento explosivo. Quando Jesus e vai ser levado preso por cerca de 200 soldados, Pedro corta a orelha de um deles, colocando em risco a vida de todo o restante do grupo. Ainda assim Jesus, depois de 3 anos, Jesus não desistiu deste homem.
Assim temos que ser nós, não devemos nos importar quem é a pessoa que você irá discipular e sim no preço que você deverá pagar para fazê-la, verdadeiramente, discipula.

4º) João (Mt 4:18-22)
João era o mais jovem, amável, prestativo e autruísta, porém era ambicioso, irritado, intempestivo e almejava posição (Mc 10;35-40).
João também era explosivo e não aceitava ser confrontado, por isso Jesus o chamou de "Bonerges", que significa "Filho do Trovão".
Conhece algum "Filho do Trovão"? Alguém que destesta ser exortado, logo explode e tem o coração focado nos títulos?
Mesmo sendo assim, João foi trazido para perto por Jesus e era o discipulo que "reclinava a cabeça no peito de Jesus".
Perceba que Jesus não criticou, nem desistiu de João. Apenas trabalhou na vida dele e acreditou.
Depois de ser discipulado por Jesus, João foi poderosamente usado por Ele e ainda escreveu um Evangelho, três espístolas e o livro de Apocalipse.
Mas quem era João no começo? Vou além, quem era você no começo.
Não desistia no início, esta a parte mais difícil e exige perseverança.

5º) Judas Iscariotes
Por incrível que possa parecer, Judas era traquilo e confiável, tanto que era ele quem cuidava das finanças do grupo.
Não há trecho bíblico onde Judas apareça sendo repreendido por Jesus, o que indica que isto não tenha ocorrido.
Além disso os historiadores creêm que Judas era um pensador. Ou seja, talvez aos olhos humanos ele fosse o discipulo com mais chance de 'dar certo'.
Porém Judas possuía um defeito: não era transparente.
Temos que nos lembrar que Jesus não olha aparência e sim verifica nosso coração e nosso potencial para ser transformado por Ele.
Outro fator: Mesmo que Judas fosse o traidor Jesus o discipulou, cuidou, investiu nele até o fim, ainda que não tenha visto o retorno esperado. Isso é o que o verdadeiro discipulador deve fazer: discipular sem esperar nada em troca.

Conclusão: Todos são discipulos em potencial. Não é pelas características que possui que a pessoa será discipulo, mas sim pelo investimento que esta recebe por parte de seu discipulador.
Agora queridos, entendam que esta palavra será testada em sua vida diariamente.
Hoje você recebeu a revelação de que deve ser um discipulador não importando a pessoa que será seu discipulo (Mt 16:13-20).
Cabe a você agora colocar esta revelação em prática e vivê-la.

Que Deus os abençõe!

4 comentários:

Brunno Rodrigues disse...

boa gordo... essa palavra foi bençao... edificou mto minha vida no reencontro... agora tenho ctza ira abençoar a vida de mtos q acessarem a lerem...

creio q o Senhor tem começado a gerar isso no coração da igreja... investir, acreditar incondicionamente e ver vidas sendo geradas e se tornando uma multidao de discipulos no padrao de Cristo!

Ps: PEDRO = BRUNNO... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brunno Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alinne Machado disse...

"Só faz discípulo quem é discípulo."

Alinne Machado disse...

eu quero a descrição dos doooooze! =D