sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A perfeita vontade de Deus

"E eu, quando for levantado da terra, atraírei todos a mim mesmo" Jo 12:32
Introdução:
Jesus Cristo, sendo Deus, assim como diz a Bíblia, abriu mão da sua glória e semelhante a um homem se esvaziou e se tornou como servo. Andou por esta terra durante 33 anos e durante este tempo ensinou a todos quantos foi possível a vontade perfeita do Pai. Ele curou enfermos, ressucitou mortos, operou grandes sinais e maravilhas. Cumpriu seus dias nesta terra se tornando maldição em favor de todos nós com o sacrifício de sua própria vida. Passou pela morte e morte de cruz e tudo isso para que? Neste versículo a resposta: Para atrair pessoas a Ele. Esta foi sua missão e Ele a cumpriu.
Tudo o que Jesus fez tinha como propósito final atrair pessoas a Ele. Jesus não curou um enfermo apenas para que este tivesse mais alguns anos de vida e depois morresse por uma outra causa. Jesus curou enfermos para que estes e outros cressem que Ele é o Cristo e o aceitassem como Senhor e Salvador, fossem libertos do pecado e salvos da condenação e do inferno.
Jo 8:28,36: "Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.
E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Dizendo Ele estas coisas, muitos creram nele. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."
E tudo que Jesus Cristo espera de nós é que façamos o mesmo. Atrairmos pessoas à Ele.
(Jo 20:21: "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me envio, eu também os envio").
Devemos entender que devemos gerar discipulos para o Senhor e que este é o propósito para o qual o Senhor nos levantou. Infelizmente a maioria dos cristãos hoje confudem o seu propósito de gerar, que a vontade de Deus, com o fazer coisas. Para explicar melhor o que é gerar discípulos preciso lhe explicar a diferença entre "Gerar" e "Fazer".

A diferença de Gerar e Fazer
Desde a criação do homem Deus espera que ele gere filhos e se multiplique. Mas em Genesis 4 e 5 vemos duas descendências: a de Caim e a de Adão. A descendência de Caim é a "geração do fazer". Os filhos de Caim fizeram grandes coisas. Foi a descendência de Caim que construiu a Torre de Babel que depois de tornou a grande Babilônia. Já a descedência de Adão só gerou, não fez nada. Fulano gerou Sicrano e morreu. Sicrano gerou Beltrano e morreu. Parece sem sentido isso, mas para que Deus criou o homem mesmo? JUSTAMENTE PARA GERAR! Jesus também ensinou este propósito de Deus.
Jo 12:24: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto."
Neste versículo, Jesus explica o princípio do gerar. Que como eu disse, é a vontade de Deus para nossas vidas. Nesta parábola, Jesus nos compara a uma semente de trigo. Pois é isso que somos aos olhos Dele: "sementes". Agora eu te pergunto: Qual o propósito da semente? É dar frutos, não é? Deus não espera que uma semente faça ou construa nada, Ele só espera que ela dê frutos, mais nada. Deus não precisa que você construa nada para Ele. O Senhor não quer que você faça alguma coisa especial pra Ele. A vontade de Deus é que você, assim como Jesus, gere filhos para Ele. Não podemos deixar que os ativimos confundam e distorçam o propósito original da igreja. Devemos ter cuidado quanto a isso, pois Deus não se agrada no muito fazer e sim no gerar. Não quero dizer com isso que não devemos fazer nada na igreja. Devemos sim!
Devemos ter o ministério de louvor, de dança, etc. Porém não podemos nos esquecer que isto não cumpre o propósito de Deus para nossas vidas. Eu mesmo faço parte do Ministério. Sou um Soldado de Jesus. Fiquei durante um ano inteiro trablhando na igreja, durante este período estudei muito a Bíblia, servi, entre outras coisas. Mas se eu não colocar em prática a vontade de Deus para minha vida, que é a de gerar discípulos, de que adiantará o ministério de Soldado de Jesus? Nós somos a igreja de Jesus Cristo na Terra, e temos o propósito de dar continuidade à Sua Obra Eterna. E eu sei que antes que houvesse o Ministério Soldados de Jesus, ou o louvor, ou qualquer outro, já existia a Igreja e esta já era vencedora e prevalecente! Você está me entendendo? Eu glorifico a Deus por fazer parte de uma igreja que tem a visão em células, pois eu creio que esta é a melhor visão para se gerar discipulos hoje. Isto porque a pessoa que está na célula está sendo treinada para ser um líder e treinar novos líderes. Isso é a melhor forma de se exercer o discipulado. Mas mesmo na visão celular o ativismo pode confundir o cristão. O membro da igreja pode pensar que só o fato de fazer parte de um ministério em especial, que ele goste de exercer, o faça isento de cumprir o propósito de Deus de gerar discipulos, o que é um engano. O muito fazer não exime ninguém de cumprir essa ordenança deixada por Cristo! Pense na seguinte situação: Alguém que gosta de tocar guitarra se converte e entra para o ministério e louvor. Então ele toca sua guitarra nos cultos e sente que já fez o bastante, afinal ele está trabalhando na obra da igreja e isto para ele é edificar a igreja. Mas muito antes de surgir o ministério de louvor já existia a igreja e crescia, mesmo sem a existência deste. Entenda não estou dizendo que é errado ter ou fazer parte do ministério de louvor. O erro está em pensar que este é o propósito final de Deus para sua vida, seu Chamado. Alguns pensam que seu Chamado é fazer parte do ministério de louvor, ou o ministério de dança, ou o ministério de impressão de apostilas. Não!! O seu Chamado é gerar vidas, discipulos! Você até pode dançar, tocar instrumentos musicais, imprimir apostilas, etc. Mas no final das contas você precisa gerar discipulos, é isso que Deus espera de você!


O Discípulo: A Obra Eterna
Tudo na Bíblia tem um significado e nada está lá por acaso, mesmo que não entendamos. Cada palavra, cada milagre, cada parábola, etc. está lá apontando para algo. Assim também são os números. Eu não tenho tempo aqui de explicar o significado de cada número na Bíblia, mas quero explicar ao menos um: o número 12. O número 12 significa perfeição da ação de Deus na eternidade. Por isso tudo que é eterno na Bíblia é doze. Ex: A Nova Jerusalém em Apocalipse 21 tem doze portas, doze fundamentos, doze tronos, doze pérolas e doze pedras preciosas. Tudo que é eterno é doze. Sabendo o significado do número 12, voltemos a falar de Jesus. Jesus tinha muitos discipulos, mas quantos Ele chamou para estarem mais próximos Dele? Doze!! Nem mais nem menos... Como eu disse, nada na Bíblia é por acaso. Jesus queria nos mostrar que discipular é uma obra para a eternidade! Sabe o que você vai apresentar a Deus quando estiver na Glória com Ele? Seus discípulos! Isso é obra eterna! Dançar no ministério da igreja ou tocar, por melhor que seja, não é eterno! Até a célula não é eterna, pasme! Quantas células nestes anos já existiram e agora não existem mais... Mas o discípulo é algo eterno! Pois mesmo que não haja mais música, mesmo que não existam mais instrumentos musicais, o discipulo segue louvando e servindo a Deus e aí está uma obra eterna.

Gerando discípulos
Gerar discípulos é muito mais do que levar alguém a repetir uma oração com você. Muitas vezes gostamos de fazer o seguinte: Evangelizamos alguém, levamos ele a aceitar Jesus com uma oração e quando ele diz: "E agora, o que eu faço?", dizemos:"Procure a igreja mais próxima de sua casa" e nos damos por satisfeitos. Me diga: Com esta atitude foi gerado um discípulo? É evidente que não! Precisamos cuidar, acompanhar e investir na vida das pessoas para que estes se tornem verdadeiramente discípulos.

Conclusão
Fazer coisas é algo tão embriagante que precisamos ser cuidadosos para que isso não se torne o ponto central de nossas vidas. Precisamos entender que o Senhor não nos chamou para realizar uma infinidade de tarefas e sim para gerar frutos, isso agrada o coração de Deus.

3 comentários:

Brunno Rodrigues disse...

mandou bem robson!!
essa palavra mudou conceitos e tem ressucitado minha liderança no ministério...
o Senhor para ser testemunha Dele (At 1:8) e gerar discípulos (Mt 28:19)... Sem mais...

abraço

Brunno Rodrigues disse...

PS: recorde absoluto de maior post do blog...
espero q todos leiam... eh gigantesco mas vale a pena... kkkkkkk eh de Deus o treco

Alinne Machado disse...

Verdades espirituais! Fico grata a Deus, pois essa Palavra resume bem ( por mais que nao pareça) porque estamos aqui e um dos erros que pode haver nessa caminhada...

Soli Deo gloria!