domingo, 30 de maio de 2010

O líder vencedor

Texto: Romanos 8:37
Introdução: Ser vencedor como líder de célula é completar de forma gloriosa a missão que foi iniciada, ou seja, multiplicando a célula.
Se sua célula não cresce e multiplica algo está errado. Ela provavelmente está doente, ou você, autoridade sobre ela está doente espiritualmente...
- O líder é o principal fator de crescimento da célula e, portanto, maior responsável por ele também... Os membros também tem sua parecela nisso, mas o principal responsável é o líder.

Deixo aqui algumas características essenciais que você, que é ou será líder de célula deve ter para honrar à sua missão e fazer a vontade de Deus:

1- Priorizar o Reino de Deus (Mt 6:33)

2 - Ser um adorador (Jo 4:23-24)
- Quem adora em Espírito e verdade atrai outros para perto de Deus.
- Adoração não é apenas levantar as mãos ou cantar algo, adoração é algo muito mais profundo que isso, é um estilo de vida.
2.1. Adorar é sacrificar (Gn 22:1-14)
- Você está disposto a sacrificar sua vida por amor a Deus? Na verdade, isso sim é adorar!
(Gn 22:15-17) - Recompensa do sacrifício
2.2 Adorar é desprezar as circunstâncias adversas (Jó 1:20)
- Jó havia perdido tudo, e, ainda, sabia que tinha sido pela vontade de Deus e, mesmo assim, adorou ao Senhor.
- Quer ser um lider conforme o padrão de Deus, abençoado, frutífero? Simplesmente adore o Senhor independentemente da circunstância.

3 - Ousadia (1Reis 22:13-17)
- Os grandes homens de Deus foram marcados pela característica de serem ousados no Senhor.
- O Senhor não te deu um espírito de temor e sim colocou a Sua ousadia em nossas vidas.
- Quanto você tem exercido desta ousadia em sua célula, no seu ministério?

4 - Fé e Determinação (2Reis 7:3-6)
- Você nunca vai saber se a sua célula tem potencial para crescer e multiplicar se ficar sempre no mesmo lugar, fazendo aquilo que é óbvio. No texto de 2Reis vemos que os leprosos, que pareciam ter a morte por destino certo, resolvem arriscar e sair do lugar e, com fé e determinação escapam desta sentença.
- Não importa o que vai acontecer, nós como líderes devemos nos mexer e fazer aquilo que o Espírito Santo tem colocado em nossos corações, dando um primeiro passo de fé, e nos mantendo determinados e perseverantes em dar os passos seguintes, indo até o fim...

"A diferença entre o vencedor e o fracassado é que o vencedor faz SEMPRE o que o fracassado faz de vez em quando."

5 - Excelência (Dn 6:3-4)
- Daniel se destacava por sua excelência, ou seja, sempre entregava o seu melhor em tudo que fazia.
- Será que você tem feito o mesmo com sua célula, com seu ministério, com as vidas que Deus deu para que você cuidasse?
- Se você que é líder não ora, jejua, visita, acompanha seus liderados, se prepara para ministrar algo da parte de Deus aos seus liderados, não investe em discipulado, dificilmente consiguirá prosperar e multiplicar, justamente pelo fato de que tem te faltado a excelência, amor e encargo.

6 - Ser cheio do Espírito (At 2:4)
- Esta é a principal característica de um líder bem sucedido e, creio, que as outras são consequências desta.
- Vemos que na Igreja Primitiva, do livro de Atos dos Apóstolos, que os discipulos e líderes da Igreja eram pessoas que constantemente estavam cheias do Espírito Santo de Deus.
- Precisamos entender que a Obra de Deus é feita no Espírito e não na força do nosso braço, por isso precisamos estar sempre cheios Dele, senão é impossível crescer, avançar e multiplicar.
- O segredo para ser cheio do Espírito Santo está em Efésios 5:18-20.
- Quando estamos cheios do Espírito, precisamos deixar que o Rio de Deus flua de dentro de nós para as vidas que estão à nossa volta.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Eu Creio... E Conseguirei!

Fala povo de Deus!
Saudades de postar por aqui! rsrs
Recebi um email hoje e já que estou tendo um tempinho disponível, creio que será benção compartilha-lo por aqui...

Que Deus os abençõe,
Um abração a todos!

Eu Creio... E Conseguirei!
Por Pr. Paulo Roberto Barbosa

"Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).

"Se você for até onde pode ver, será capaz de ver o suficiente para ir mais longe" (John Wooden)
"É melhor fazer alguma coisa imperfeitamente do que não fazer nada perfeitamente" (Robert Schuller)
"Todas as coisas difíceis têm sua origem nas que são fáceis e as grandes nas que são pequenas" (Lao-Tzu)

As citações acima nos conduzem a tomar atitudes. A pior coisa que podemos fazer, na busca de nossas conquistas ou de nossos sonhos de vida, é não fazer nada. Se o caminho é duro e cheio de obstáculos, creiamos que a nossa bênção chegará. Se, às vezes, tropeçamos ou vemos frustradas as nossas tentativas, devemos insistir... perseverar... começar tudo de novo. A nossa fé não deve esmorecer jamais. Nós vamos conseguir -- e o Senhor vai nos ajudar.

Quando Cristo é Senhor de nossas vidas e o nosso coração O hospeda com alegria, temos motivos de sobra para manter viva a nossa esperança. "Tudo é possível ao que crê".

A dúvida não faz parte de nosso manual de vida. A covardia também não. Estaremos sempre dispostos a seguir em frente, a lutar, a levantar após uma queda, a não voltar atrás antes de conseguir a vitória almejada.

Se somos cristãos e Cristo é o nosso Senhor, jamais estaremos sozinhos na busca das vitórias. Ele sempre estará ao nosso lado, sempre estará nos estimulando, sempre estará intercedendo por nós. Ele prometeu que seríamos mais que vencedores e as Suas promessas jamais falham.

Você crê que sua bênção está lhe esperando? Crê que o Senhor tem o melhor para sua vida? Vai desistir antes de alcançá-la? Tenho certeza que não!

Seminário de Corte

Dias 28, 29 e 30 de maio haverá Seminário com o tema: "Corte: Começa em Deus", na Igreja Batista Água Viva.
Teremos a participação do "Ministério Além do Véu", do "Clamor Pelas Nações", além do Pr. José Carlos, dos Radicais Livres da Igreja Videira de Goiânia. 
Venha, participe deste Seminário que será uma benção na sua vida!



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando tudo diz que não...


"Muitas vezes, pensei que estava só, que não tinha amigos verdadeiros, que havia sido rejeitado por meu pai, que eu não tinha valor algum e que surgi nesse mundo apenas por acaso, por um erro, pensei que estava sem saída, e me encontrei num estado de profunda solidão e tristeza chegando ao ponto de pensar em me matar..."
Se já aconteceu ou está acontecendo algo semelhante com você, essa palavra que preparei com muito carinho e dedicação irá te mostrar que mesmo quando tudo diz que não, ou quando todos te dizem não, o nosso Deus diz SIM!!!

1- Você nasceu para vencer! (Gênesis 12:1-3)
Mesmo que, aos olhos humanos você tenha sido gerado por um erro, ou por um "deslize", saiba que o Senhor, nosso Deus, tem um plano para cada um de nós, Ele nos fez para Ele, quer coisa melhor do que isso?...
Deus quer que sejamos vencedores, pessoas abençoadas e abençoadoras, para isso temos que nos posicionar assim como ocorreu com Abrão, temos que crer e lutar para alcançar as promessas de Deus!
Ainda que seus pais te deixem, mesmo que seus amigos te traiam, Deus tem a salvação para a sua vida!

2- Você nunca está sozinho! (João 14:16-18)
Para alcançar as promessas de Deus e ouvir Sua voz, Deus nos deu o Espírito Santo, que é o nosso conselheiro, amigo fiel, companheiro, ao qual podemos contar sempre, inclusive nos momentos difíceis, de dúvidas e de medo.
Conforme Jesus nos diz no texto, Deus nos deu o Espírito da verdade, e Ele sempre estará conosco nos dando discernimento para tomar as decisões corretas.

3- Deus lhe deu uma nova família! (Romanos 12:4-21)
Um ponto crucial na vida de qualquer pessoa é a área social. Temos que ter bons relacionamentos na igreja, a Bíblia nos diz que cada membro do corpo de Cristo está ligado aos demais, ou seja, temos que aprender à respeitar as diferenças, ajudar uns aos outros, nos completando, devemos andar em unidade, principalmente, pois dessa forma nenhum membro se sentirá excluso do corpo de Cristo!
Você nasceu para fazer parte dessa familia, ser amado e amar, ser respeitado e respeitar, ser abraçado e abraçar.
Esse capítulo inteiro de Romanos fala acerca do tipo de relação que devemos ter dentro da igreja, alcançando assim a excelência também na comunhão com o povo de Deus!

Creio que existem vários outros pontos para se estudar acerca desse assunto, todavia, tendo esses pontos citados acima no seu coração, dificilmente o inimigo irá te afligir nessa área de sua vida, experiência própria!
Tão somente creia: Você nasceu para vencer, você é importante para Deus, Você nunca estará sozinho(a), você nasceu pra viver em comunhão com o povo de Deus.
Deus é a solução!

Abraço!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Continuando a Obra dos Apóstolos I

Santos, i´m back! :)

Confesso que estava sim com saudades, mas esse tempo foi bom. Tão corrido, vivi muita coisa que vou poder escrever e que Deus vai poder usar pra edificar vocês.
Aproveitei o tempo longe também pra finalmente digitar algumas daquelas ótimas palavras que havia prometido, que estavam estocadas em cadernos cheios da vida de Deus. Eis aqui uma palavra que não marcou meu coração, mas sim o virou do avesso e veio de encontro ao que busco fazer.
É uma palavra trazida pelo Pr. José Carlos, homem de Deus demais, na Conferência de Jovens aqui em casa ( Radicais Livres, da Zona Sul da capital Paulista). Ela é extensa, e como já foi pregada em duas partes, aqui também será postada em duas partes.
Eu realmente tenho expectativas com relação à vocês, leitores! Que Deus fale com vocês de forma intensa e profunda através dessa palavra preciosa, cheia da vida e do poder de Deus. Um beijo e até breve!

Continuando a Obra dos Apóstolos
Por Pr. Jose Carlos Melo, em 19 de Novembro de 2009.

Texto Base: Atos 13 e 14
Deus separou-nos para uma obra. Que obra? A obra apostólica. [Atos 13:1-4]
Existem cristãos que querem inovar, mas o que Jesus fez de novo? Nada! Ele apenas fez o que viu o Pai fazer. Estava tudo escrito, sem surpresas.

Dez pontos de uma obra prevalecente
1- Uma obra prevalecente possui lideres chamados por Deus - Atos 13:1-2
Não são voluntários, mas são constituídos e chamados por Deus, por Ele comissionados.
Nos não fomos chamados para cobrir necessidades humanas. Não somos comovidos por narrativas dolorosas. Nós ouvimos e temos ouvido a voz de Deus!
O Espírito Santo só envia a outras partes os que já estão equipados para a obra e já estão arcando com a responsabilidade, no lugar onde estão. Nunca serão enviados aqueles que enterram seus talentos, negligenciando as necessidades locais e jogando investimento no lixo – isso é falta de senso de oportunidade.
Deus chama e envia aqueles que já estão com a mão no arado – quem já e fiel no pouco, já foi Davi detrás das malhadas, tirando ovelha da boca do leão.

2- Os lideres são confirmados e separados – Atos 13:3
O chamamento é pessoal mas a separação para a obra não. Esta deve ser confirmada pelos lideres de sua igreja local. O Espírito Santo não fala a toda a igreja, mas confirma a profetas, mestres e sacerdotes na liderança.
O Espírito Santo chamou a Paulo e Barnabé, mas os separou por meio da liderança daquela comunidade. A independência não e padrão de Deus.

3- Serve ao Senhor com jejum e oração – Atos 13:2-3
Uma igreja prevalecente é uma igreja vicária, ou seja, age como Jesus, que morreu não por si mesmo, mas por causa de nós, pecadores. Certamente a oração e o jejum eram em função do propósito de Deus – caso contrário os mesmos teriam espantado o chamado de Deus.
Outro aspecto digno de nota e que a igreja estava disposta a enviar mesmo os seus melhores e mais ungidos lideres. Certamente Paulo e Barnabé eram os melhores que haviam na igreja de Antioquia. Isto mostra que não estavam buscando interesses próprios, mas sim o interesse do Reino de acordo com o Propósito.
Exemplo: o Pastor Aluízio jejua 21 dias na água pela vida da Igreja. Você acha que ele faz isso porque é agradável? Óbviamente não. Mas existe algo maior pelo qual vale a pena pagar um preço alto.

4- Trabalham em equipe – Atos 13:1 e 5
A liderança de Antioquia era múltipla, possuía diversos profetas e mestres que governavam. O mesmo princípio pode ser visto no envio de Paulo e Barnabé, que foram enviados em dupla e ainda temos João e Marcos, adicionados a equipe apostólica. A liderança em Antioquia era diversificada e heterogênea.
Muitas vezes há em nosso meio um espírito de autoritarismo. Reconhecemos isso quando há uma liderança imposta, e exercendo um domínio completo, ninguém pode falar nada para aquele irmão. Isso e sinal de que ele se tornou o senhor da equipe, quando o senhor da equipe deve ser o Senhor Jesus.
Saiba que o número um é um número muito pequeno para alcançar a grandeza. Nada podemos fazer por nós mesmos – sozinhos não chegaremos a lugar algum.
Se o seu desafio e escalar um monte, forme uma equipe do tamanho desse monte.

5- Possui propósito e estratégia
Paulo escolhia as grandes cidades e centros comerciais. Pregava primeiro nas sinagogas e depois pregava para as pessoas mais importantes da cidade [Atos 17:18]. Pregava para grandes multidões, fazia sinais e maravilhas [Atos 14:3], consolidava novos convertidos [Atos 14:21].

Isso é Avivamento. O resto e Animamento.