segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A quem devemos temer?

Irmãos, a paz do Senhor!
Faz um bom tempo que não apareço por aqui para compartilhar alguma coisa...

Queria dividir com vocês hoje, de forma bastante simples, uma revelação a respeito de um trecho no livro de 1ª Samuel, onde Deus rejeita o rei Saul.
Espero que o Espírito Santo fale com vocês!
Um forte abraço a todos...

Texto base: 1 Samuel 15:1-34

Bom, a respeito do texto mencionado acima poderíamos destacar bastante coisa de extrema relevância dentro da vida cristã, seja a importância da obediência a Deus, que esta deve ser sempre total e não parcial, como ocorreu com Saul que não respeitou os direcionamentos de Deus em todos os seus detalhes; seja o fato de que é mais importante obedecer do que render qualquer tipo de sacrifício (versos 22 e 23) a Deus, ou, ainda; o que diz respeito às consequências da desobediência, que podem ser muito bem observadas na vida de Saul, que, foi rejeitado por Deus (verso 26) e, ainda, recebeu a palavra de que seria retirado da posição de rei (verso 27), o que viria a se concretizar após a sua morte, quando a linhagem real em Israel passou a pertencer aos descendentes de Davi.

Porém, se observarmos com bastante atenção ao relato das Escrituras chegaremos à conclusão de qual o motivo que levou o Rei Saul a desobedecer à ordem dada pelo Senhor.
A primeira ‘pista’ para chegarmos à essa descoberta está no verso 24, onde Saul admite, diante do profeta Samuel, que violou a ordem dada pelo Senhor por ‘sentir medo dos soldados’.
A segunda evidência sobre o que levou Saul a pecar se encontra um pouco depois, e nos faz perceber que o foco do rei estava completamente errado:
“Saul repetiu: Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante a Israel; volta comigo para que eu possa adorar o Senhor, o teu Deus”
1 Samuel 15:30

Conseguiu descobrir a origem de todo o erro?
Ao ler esse trecho tentei me enxergar na posição de Saul e peço para que você neste momento faça o mesmo.
Já imaginou chegar ao ponto de ouvir que foi rejeitado por Deus?
É algo certamente muito forte e pesado... Creio que se isso acontecesse eu entraria em desespero total... haha
Sei lá qual seria exatamente minha reação...
Mas para quem teme ao Senhor e se coloca na posição de Saul, percebe que a reação dele foi das mais absurdas..

O rei não percebeu o quão grave era ser reprovado/rejeitado por Deus, até foi capaz de reconhecer que havia pecado, mas ao invés de entrar em desespero por perder o favor do Senhor, se preocupou apenas com sua aprovação diante das pessoas.
Na realidade, o que se observa aqui é que Saul não ‘estava nem aí’ para o fato de que havia sido rejeitado por Deus, o diabo o cegou ao ponto de que ele não foi capaz de enxergar e reconhecer a gravidade do seu pecado e se arrepender de forma genuína.
Saul até pede perdão como vemos no verso 26, mas a verdadeira motivação demonstrada por ele não era o arrependimento, o que Saul realmente temia era o fato de não ser mais reconhecido e honrado diante dos homens após ter pecado contra Deus.
O que ocorreu com o rei Saul pode parecer algo muito distante de nós, mas até nos dias de hoje, o diabo tem usado da mesma estratégia para destruir a vida de pessoas, fazendo com que elas se preocupem prioritariamente com sua aprovação diante dos homens, com sua imagem e honra diante das pessoas e não com o que Deus pensa a respeito de sua vida e de suas escolhas.
Muitas vezes, por conta dessa cegueira espiritual, muitos acabam nunca vencendo o pecado, nem se arrependendo de forma legítima, o que é diante de Deus digno de reprovação.

Devemos lembrar que as vezes caímos e nos desviamos do alvo, e foi isso que aconteceu ali com Saul, porém, o nosso Deus nos ama e nós dá a chance de nos reconciliarmos com Ele sempre.

Ele é rico em perdão e misericórdia, basta reconhecermos o erro nos arrependermos dele.
Que Deus abra os nossos olhos nestes dias.
Que não venhamos temer aos homens e o que eles pensam, mas sim, que venhamos temer, amar e obedecer ao Senhor.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Queridos... quanto tempo!

Ao que me parece todos abandonaram esse blog, triste realidade.
Eu voltei e voltei pra ficar. As coisas tem sido muito corrida, exaustivas, mas como já falei, não há o que substitua fazer parte da edificação da vida dos irmãos, para o cumprimento do propósito.

Desejo aos irmãos um incrível fim de ano, pra descansar, estar com a família investindo em tempo de qualidade, sendo sal e luz e ouvindo do Senhor quais são os alvos que Ele nos quer dar para o próximo ano.

Um beijo, no amor de Cristo.