quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A cura da criancice


Filhos da luz:

Ouvi essa ministração pelo site da Igreja da Paz e fui extremamente edificada!!! Fiz essas anotações com meus comentários e espero no Senhor que vocês sejam abençoados por ela!
Se os irmãos quiserem ouvir, só clicar no link acima... Creio plenamente que todos temos níveis de criancice na nossa vida com Deus, dos quais devemos ser sarados... E que seja essa a hora!

Graça e paz amados!
em Cristo,

Alinne Machado.


A cura da criancice
Por: Pr. Abe Huber, em 16 e 23 de Janeiro de 2011, na Igreja da Paz em Fortaleza, onde pastoreia.

Efésios 4:11-16

Sintomas da Criancice Espiritual
Precisa de cuidados constantes—
Um bebê, quando é mimado, e egocêntrico, não está errado. Se tem fome, chora, se está sujo, chora... Porque ele precisa ser cuidado. Novo convertido pode ser assim, é normal... Pensa somente em si próprio. Mas na medida em que se vai crescendo espiritualmente, tem que tirar os olhos de si, preocupar com os outros. -- 1 Co. 13:11. Um exemplo que vivemos hoje em nossa sociedade é a justificativa do aborto – a mulher tem que ter direito sobre seu próprio corpo... a ponto de matar outra pessoa? Não tem a mínima lógica! Mas essa é a ilógica da nossa era, da nossa geração. Podemos aniquilar outros em prol do nosso conforto pessoal, em nome do nosso ego.
Nossa geração já cresce mimada... Pais que não ensinam sobre responsabilidade, gerando filhos que não fazem nada, nem querem fazer! Tornam-se adultos egoístas que não sabem se relacionar... Não sabem pensar no outro, priorizar o outro... Só recebem e jamais dão, e por isso se tornam tão infelizes.
Uma figura incrível que representa essa realidade são as águas do Oriente Médio. O Rio Jordão flui pra dentro do Mar da Galiléia, e do outro lado, e flui pra fora do Mar da Galiléia. E este, é cheio de vida, porque ele recebe e dá, permanece dando. Quando o Rio Jordão sai do Mar da Galiléia, ele corre até desaguar no Mar Morto, que só recebe. Não sei se os irmão sabem, mas lá é o lugar mais baixo da terra, muito abaixo do nível do mar... E é como já diz o nome: morto! É muito denso, cheio de minerais e sais... E é morto pois só recebe, recebe, recebe... Pode observar, não existe vida nenhuma ali, nenhum peixe, nada!!! Só há morte!

Tem invejas, divisões e espírito de competição—
Quando você ouve alguém falar mal de outro, pode saber que é inveja! I Co. 3:1-4, é muito triste ver um bebezão espiritual, que já passou da fase da criancice na teoria, mas na prática ainda está lá. Já é crente velho, mas ainda carnal, ainda mundano. Vemos isso até em pastores de televisão, com puro partidarismo, declarando que suas igrejas são as melhores... Misericórdia! Programas de rádio que falam mais da placa da Igreja do que de Jesus... Não estou falando que esses são horríveis pecados, mas é tudo sinal de criancice.

Se deixa levar pelas ondas—
Efésios 4:14—uma criança espiritual é assim: toda vez que vem uma nova onda, lá vai ela... “agora isso, agora aquilo”... Vai atrás das modas evangélicas, de coisinhas, uma atrás da outra. Ondas também falam de instabilidade. . Instabilidade na emoção, nos relacionamentos, nas decisões. Hoje tá bem, amanhã já não tá...  Não decide, se decide, volta atrás, não permanece em nada.
Jogado de um lado para outro por ventos de doutrina—
Pessoas são enganadas por doutrinas erradas, ensinamentos falsos. Uma dessas doutrinas é o misticismo, as superstições crentes... Objetos que são focos de fé, quando o foco deveria ser o Senhor. Temos também as mensagens subliminares. Esse tipo de misticismo, são coisas ridículas que os crentes falam e propagam, pseudo-doutrinas, usos e costumes, doutrinas de homens, as quais não devemos seguir, pois são carregadas de jugo e fardo. Devemos seguir a doutrina dos apóstolos, a doutrina da Palavra de Deus, nada além disso!
Existem três tipos de doutrinas no AT: repetidas no NT, abolidas no NT e aumentadas do NT. Como o amor, a guarda do sábado, e o adultério, respectivamente.
E sobre doutrinas de homens, é tudo tão relativo... As vezes, o que é decente pra mim, pode não ser pra você... E acima disso, está a Palavra, que nos ensina a guardar nossa língua, não ficar julgando os outros, e sim amar.
Nas falsas doutrinas também se encaixam os extremos anti-bíblicos: quem pensa que só seu Cristianismo é puro e qualquer outra Igreja que não seja exatamente igual, é mundana, não provém de Deus... Pessoas apegadas à doutrinas específicas, como libertação (mania de demônio) ou prosperidade... Eventos, shows, festas, etc.

A Cura
Efésios 4:15: Antes, seguindo a verdade em amor.
SEGUINDO A VERDADE
A cura não vem com puras correções, mas sim seguindo a verdade em amor. Verdades das áreas que você tem que mudar... E verdades da nossa nova identidade. Repita: “Desde que eu nasci de novo, eu recebi uma nova identidade! Eu tenho que assimilar e apropriar essas verdades”...
A pessoa que apanha fica viciada em paulada e não cresce... Só cresce quando se apropria das verdades da nova identidade em Cristo. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! João 8:32.
Paulo ministra palavras sobre fé, sobre vitória, pra ajudar as pessoas a entenderem os recursos que elas já têm, e muitas vezes não se apropriam! Rom. 8:37, II Cor. 2:14, Rom. 15:14, ele insiste, pra que nos apropriemos. Quem sou em Cristo, o que tenho em Cristo, o que posso fazer em Cristo, está tudo na Palavra... e isso é só o começo!
Um exemplo incrível Ministração de Pedro, um catalisador dos ensinamentos de Cristo, nos três anos de ministério... Ali ele se apropriou, tomou posse da sua nova identidade.
Também existem as verdades do confronto realista e beneficial – que vem através do discipulado e de ministrações, situações que mexem na ferida. A Palavra de Deus é espada de dois gumes: por um lado, edifica e abençoa, por outro lado, disciplina e corrige, destrói o que não presta e constrói caráter de Deus. E isso dói... Por isso precisamos ser ensináveis, aceitarmos correção... Não melindrosos, não infantis, mas dispostos a escutarmos palavras duras da liderança pra crescermos!

EM AMOR
Discipulado ou descer paulada? O confronto não pode ser desculpa para falar com falta de amor. Tudo isso deve ser executado com amor... Em amor. Existem coisas sérias a serem ditas, mas deve ser com jeitinho, com amor, com coração. Existem crentes viciados em paulada de púlpito! Ama a paulada, mas nunca muda!!! Nunca cresce! Tem que conhecer a verdade... Em amor! O cajado deve nos consolar. Sl 23:4 Com mansidão, não em brigas e contendas... Nunca se justifica a falta de amor: II Timóteo 2:24,5. Verdades fortes, faladas com amor.

CRESÇAMOS EM TUDO
Como devemos crescer espiritualmente? Como essas verdades entram em mim? Deixe a criancice de lado e seja fiel no seu tempo sozinho com Deus. A criança espiritual não sabe ou não consegue se auto-alimentar... Pra começar a crescer é assim, se auto-alimentando. A intimidade tem como conseqüência o crescimento... Ef 4:16: Pelo auxílio de todas as juntas! Vínculo, relacionamento, juntas... Aprender a relacionar, a perdoar, a amar, a se humilhar, a falar com amor, a ouvir confronto. Só assim que cresce! Só quem é maduro sabe servir! Isso quebra a mentira que podemos servir a Deus e crescer Nele sozinhos em casa... Nós precisamos uns dos outros para crescer, é o que diz a Palavra!

Conclusão: O diabo tem tentado condenar pessoas... Por causa de títulos e nomenclaturas... Mas tem pessoas no anonimato que servem, amam, se diminuem, sacrificando sua vida pro crescimento do Reino de Deus... Que são grandemente usados por Ele. Se você é uma dessas, entendeu que não está aqui pra ser servido... mas está servindo também! Glória a Deus pela sua vida!!! 
Que muitos irmão tomem essa Palavra pra si ao invés de apontar o outro e sejam curados da criancice pela graça de Deus! Que nós possamos nos enxergar e saber que a meninice acabou... Que venha a maturidade no Espírito!