domingo, 27 de março de 2011

A Obra Prima de Deus

Irmãos, ao estudar o livro de Efésios, me deparei com este versiculo...

"Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus, de antemão preparou para que andássemos nelas." Ef 2:10


Mais interessante é estudar este pequeno trecho, consultando os escritos originais. As palavras 'feitura' ou 'criação' que são utilizadas nas versões da Bíblia traduzidas para o português, estão no lugar de 'Poyema', palavra do texto original, escrito em grego.

Poyema, como o próprio nome indica e já deve ter passado pela cabeça de alguns dos que estão lendo este texto, está sim relacionada à palavra poema que usamos em nosso idioma, mas pode ser traduzida com maior precisão pela expressão 'Obra Prima'.

Sendo assim, o texto de Efésios 2:10 nos diz que somos Obra Prima de Deus, criados em Cristo Jesus.

É interessante que Deus criou todas as coisas existentes no universo: céus, terra, mar, todas as espécies de seres vivos, TUDO FOI CRIADO PELAS MÃOS DO SENHOR, mas a nenhuma destas coisas Ele considerou como sendo a Sua obra mais importante. Somente o homem é tratado desta forma por Deus, sendo chamado de Obra Prima do Senhor.

E o que seria uma Obra Prima? Vamos pensar em algum pintor renomado que tem inúmeros quadros, todos, ou boa parte deles considerados maravilhosos. Ou em algum escritor, famoso pelos muitos best sellers. Todos eles costumam ter aquela obra considerada por todos e por eles mesmos como sendo a melhor, a mais marcante, a mais extraordinária e excelente. Pois é, esta é a tal Obra Prima e é desta forma que somos vistos por Deus.

Outra coisa interessante sobre a Obra Prima é que ela sempre é criada para ser exposta, mostrada, a finalidade de sua criação é que todos a vejam. A Obra Prima sempre expressa a grandeza de seu autor, assim somos nós, criados pelo Senhor para as boas obras e para manifestar a plenitude de seu poder, amor, grandeza, santidade e caráter.

Finalizo dizendo aquilo que considero ser o mais importante a respeito desta meditação. A Palavra nos mostra que passamos a ser Obra Prima do Senhor, quando somos criados em Cristo, ou seja, quando nascemos de novo, crucificamos o velho homem e passamos a ter nossa vida regenerada pelo Senhor Jesus.


Que nestes dias possamos compreender que Deus nos ama e nos considera sua Obra mais importante e especial, que é em nós e através de nós que Ele manifesta a Sua grandeza.

Que nossas vidas honrem ao Senhor continuamente e que o mundo enxergue, através disso, que nós, a Igreja do Senhor, somos a Obra Prima criada pelas mãos Dele.

domingo, 20 de março de 2011

Arrependei-vos

Desde já, deixo avisado que esta palavra não é de ensino, consolo ou nada do gênero. Ela consiste em uma repreensão, e vem, direto do Senhor, para confrontar e alertar a sua amada Igreja.
Não pretendo aqui aliviar, falar palavras bonitas, nem deixar ninguém sorrindo. Meu único objetivo é, da forma mais clara e completa, anunciar aquilo que o Senhor tem gritado à Igreja nestes dias e esta tem, por muitas vezes, fingido não ouvir, então, quem tem ouvidos e pretende agradar o coração do Pai, ouça e se deixe ser mudado, em nome de Jesus! 

Não tenho a menor dúvida de que o Senhor sonha com dias de um grande Avivamento em nossa nação, esse sonho de Deus já foi gerado em meu coração e tenho vivido para ser instrumento de sua realização, porém, o empecilho para que isto ocorra pode ser encontrado em uma frase que ouvi uma vez em uma ministração do Pr. Marcelo Almeida, que, aliás, praticamente tomei por minha: “tempos de Avivamento sempre são precedidos por tempos onde há um grande arrependimento". Na verdade, é exatamente esse arrrependimento genuíno que tem faltado para que nós possamos ver uma nova explosão da glória de Deus em nossos dias. Esta convicção voltou a tomar conta do meu coração após um Acampamento realizado pelos jovens do ministério onde congrego, o Espírito Santo abalou com minhas estruturas, falou muito comigo e alargou muito, mas muito mesmo a minha visão a respeito de coisas que procedem do Coração Dele. 
Interessante é que o sonho de ver este Avivamento genuíno em meus dias voltou e com muita força, e veio junto com algo que notei depois que saí da chácara onde ocorreu esse retiro: um sentimento de cólera, de revolta pelo padrão raso, superficial, e por tantas vezes, até mesmo mundano ao qual nós cristãos temos aceitado nos submeter. 
A Bíblia nos chama a não nos conformar com os padrões do mundo (Rm 12:2), ou seja, não devemos, em circunstância alguma, nos deixar amoldar por ele e mais que isso, nosso sentimento em relação à este tipo de padrão, que é maligno (1 Jo 5:19), deve ser o de inconformismo, sendo assim, devemos odiá-lo, combatê-lo, ter repugnância e nojo de todo lixo que Satanás tem colocado no padrão e no estilo de vida mundano. Creio que estas verdades jamais estiveram tão enraizadas em meu coração como estão agora e é isso que tem gerado em mim um sentimento de revolta, de indignação. EU NÃO ACEITO MAIS OLHAR PARA A IGREJA, PARA AQUELES QUE DEVERIAM SER OS REPRESENTANTES DE CRISTO NA TERRA E VER QUE, POR TANTAS VEZES, ELA AINDA POSSUI O MESMO AROMA DO MUNDO!! ISSO É UMA VERGONHA PARA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS! 
Olho para muitos que dizem ser crentes, se intitulam ministros de Deus e noto uma essência mundana, motivações erradas, uma insensibilidade ao pecado, um péssimo testemunho. Se Jesus ainda fosse o EMANUEL (Deus conosco) e estivesse, como homem, andando em nosso meio, certamente, em um tom de grande revolta, ele olharia para muitos de nós e diria a mesma frase que falara aos fariseus e que foi dita anteriormente pelo profeta Isaías “hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim” (Is 29:13; Mt 15:8; Mc 7:6). Afinal é exatamente isso que tenho visto com mais freqüência em meio aos que foram eleitos pela graça do Senhor e é isso que mais me entristece. 
Quando vejo que aquela boca que prega, ora, profetiza, clama, abençoa e é instrumento de Deus é a mesma boca que xinga, corrobora ira (Pv 15:1), que amaldiçoa, destrói o dia de pessoas, se envolve em conversas mundanas, murmura, gera intriga. É a mesma boca que nos faz pecar e seduz, induz os outros a pecarem. A mesma boca que prega santidade e adora a Deus hoje, está lá poucos dias depois beijando outra boca, da pessoa errada, no tempo errado, num relacionamento mundano e repugnante. A boca que é instrumento de Deus agora, minutos depois acaba virando potente arma do diabo para destruição da sua vida e da vida dos que estão próximos. Raso, ridículo e hipócrita!! Seria prudente que você que está lendo pelo menos olhasse aí pra dentro de você, pensasse no seu estilo de vida e avaliasse o quanto ele tem sido coerente com o compromisso que você assumiu em Cristo. Será que isso que você tem vivido é mesmo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2b)? Ei! Acorda pra vida meu amigo/minha amiga!! O Senhor te escolheu pra mudar a história de uma geração, derramou sobre você dons e uma unção especial, te chamou, te elegeu pra isso... Me diz, o que te leva a vender tudo isso tão barato?? O que?? Chega, basta! Deus é amor, mas também é ira, é cólera e justiça!! Chega de se prostituir com qualquer coisa e vender o propósito de Deus por qualquer banquete safado oferecido pelo diabo. Você acha que tem o direito de se vender? De vender o padrão de Deus, acha? Ei... sabe pq eu e os verdadeiros cristãos, por mais que muitas vezes erremos, passemos por lutas, dificuldades NÃO NOS VENDEMOS, sabe??? Pq nós entendemos que JÁ FOMOS COMPRADOS PELO SANGUE DE JESUS! EU NÃO TENHO O DIREITO DE ME VENDER!! Vou pegar mais pesado... você quer destruir o propósito de Deus pra sua vida? Quer ser insano assim? Quer jogar na lata do lixo toda a entrega de Jesus na cruz do calvário? Bom, o faça, mas não esqueça de algo... VOCÊ ASSUMIU UM COMPROMISSO COM CRISTO, VOCÊ É TESTEMUNHA, É REPRESENTANTE DELE (At 1:8)! 
Quase que diariamente, quando estou prestes a pecar, fazer algo que não devo, penso nisso. Não é mais o meu nome que está em jogo e sim o nome de Jesus. Irmão e irmã, saiba de algo, quando você peca e dá um lixo de testemunho, não é só sua vida que fica exposta e suja diante dos homens e sim a vida da igreja, do corpo de Cristo e isso é MUITO GRAVE! Por isso eu me revolto, pego no pé, inclusive dos crentes que não querem me ouvir... Querem acabar com a vida de vocês, não posso impedi-los, agora, se assumiram o nome de cristãos, o honrem. Você não tem o direito de sujar o testemunho da igreja do Senhor!! Com isso ganho os rótulos de controlador, de chatão... perco em relacionamentos com gente que não quer ser tratado por Deus, mas 'tô' pouco me lixando... NÃO VAI CHEGAR O DIA ONDE EU VOU TOLERAR MAU TESTEMUNHO... Uma coisa é dificuldade e fraqueza... Isso todos tem e é natural, devemos ser compreensivos e nos ajudar como irmãos em Cristo... afinal, qualquer um de nós pode vir a escorregar... outra coisa é aceitar ver alguém que faz parte do corpo com um testemunho e um PADRÃO medíocre, isso estraga todas as nossas possibilidades de, em unidade, impactarmos nossa geração.. 
Ai, como me chateio com todas essas coisas e como Deus se entristece ao ver a amada Noiva Dele cheia de máculas, rugas, machucados... ferida e atoladaa no lamaçal da iniqüidade... Esse mesmo Deus hoje diz: Ei, você garotão que se acha o malandrão, o ‘pegador’... Sabia que além de ficar com todas as meninas que passam pela sua frente, você também se prostitui com Lúcifer! Sabia que foi ele que enviou a elas para te tentar? Sabia que o diabo ri da sua cara a cada vez que você faz isso? Sabia que os olhos do Senhor estão te vendo, ainda que seu pastor, seu líder não te vejam? Ei você ‘gatinha’, sabia que além dos caras com que você se relaciona levianamente, o diabo também está amando usar esse seu corpinho aí? Sabia que o Senhor comprou por Ele também e que você não tem o direito de sair por aí o entregando a quem você bem entender? Ei você filho rebelde, é assim que você pretende impactar sua geração? Se você não honra nem aos seus pais e outras autoridades que você vê não se engane... desse jeito você não tem a menor condição de honrar ao seu Deus invisível, até pq quando você desonra sua autoridade contesta ao próprio Deus pq foi Ele mesmo que a insituiu. Ei viciado, boca suja, mentiroso, orgulhoso, soberbo, vadio, preguiçoso... Deus chora quando vê um ungido como você na prática de tanta iniqüidade... e ainda por cima na tolice de tentar cobri-la... ai, ai... esqueceu que Deus vê tudo né?? Mas não tem problema né? Deus aceita qualquer coisa mesmo... é isso que parece que muita gente pensa! Tem gente que faz ainda pior... tem a falta de noção de virar pra Deus e dizer... sou fraco, a carne é fraca, essa vida é muito difícil... Poxa... Jesus vem, morre por você na cruz do calvário, você prega pros outros que o aceita, mas suas atitudes o rejeitam e você ainda tem a ousadia de dizer que a vida é difícil? Difícil é pra Deus ter engolir mais essa... Não venha aqui contestar a palavra que disse que, em Cristo, você foi liberto do pecado, salvo das garras do inimigo. Se você está por aí vivendo da forma que não deve, é por pura falta de posição em Deus... não tem nada difícil... o Senhor já venceu vencer essa batalha pra você na Cruz... o pecado não mais tem domínio algum sobre você a menos que você escolha rejeitar o sacrifício na cruz e a palavra de Deus, para viver como escravo! Quer saber outro engano comum?? Tem gente que vive envolvido em todo quanto é pecado, e pensa que pq Deus está abençoando, pq o emprego vai bem, pq o ministério está frutificando... acha que isso é um sinal de que pode manter o padrão baixo, de que Deus nem se incomoda, afinal ngm é perfeito né?! Grande engano do diabo que tem na vida de muitos... já ouvi muita gente dizer isso... e não foi 1, nem 2... vamos desmentir isso com base na Palavra de Deus 1 – Ninguém tem que ser perfeito é??? “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” Mt 5:48: 2- A Palavra também nos diz que Deus age com bondade, antes de vir a punição e o juízo, por uma única causa, com apenas uma finalidade: PARA NOS CONDUZIR AO ARREPENDIMENTO! "Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhcendo que a bondade de Deus é que te leva ao arrependimento?" Rm 2:4 Se não se arrepender de forma legítima irmão... esquece que uma hora esta bondade perde a eficácia, vem o Juizo e você terá sérios problemas... pq a Mão de Deus pesa... e Dele não se zomba Ei... Deus ainda não pesou a mão?? Não veio com o juízo?? Ele tem te dado chances, oportunidades?? SE ARREPENDE LOGO!!! Acorda!!! Sabe pq você parece cada vez menos sensível ao pecado e cada vez se importa menos com ele? Pq a cada vez que você se prostitui com o pecado, o Espírito Santo se entristece e apaga, pq não há aliança, nem comunhão entre os dois... Sabe pq as lágrimas já começam a te chegar aos olhos? Pq embora triste e apagado esse mesmo Espírito Santo NUNCA TE ABANDONARÁ e é Ele mesmo que tem te chamado nesse dia à um arrependimento genuíno, à uma mudança, à uma conversão de rota... 

Mude, se arrependa, mas faça isso hoje... tudo isso que Deus nos mostrou aqui é muito sério e ganhou o meu coração... Que o quebrantamento e o arrependimento tomem a igreja nesses dias e que esta palavra possa ter sido canal para que isso se torne realidade em sua vida...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Como ensinar a Palavra de maneira eficaz?

Sacerdotes e ministros de Deus,
Tudo na paz do Senhor?
Espero que sim...
Se o encargo do seu coração é ser instrumento de Deus, creio que este post tem muito acrescentar a você.

Se você tem o intuito de ensinar a Palavra, seja nas ministrações do culto de sua igreja local, nos cursos, nas células, reuniões de discipulado, escola bíblica dominical, ou apenas para poder aconselhar as pessoas ou evangelizar aquele seu amigo(a) que ainda não conhece a Cristo, você encontrará aqui exatamente o que procura para aperfeiçoar o seu ensino.

Baseado na apostila do CME (Curso de Maturidade Espiritual) da Igreja Batista Água Viva e, principalmente, no livro “O Manual da Igreja em Células” (de quem manja muito do assunto...haha... digo...), do Pastor Aluízio Silva, principal autoridade da Igreja Videira de Goiânia, deixamos com vocês 9 (nove) preciosas dicas fundamentais acerca do que não pode faltar para que nosso ensino da Palavra seja mais eficaz e atinja a vida de pessoas com mais profundidade.

1. Paixão
Precisamos ensinar a Palavra de DEUS com fogo e paixão!
Se a verdade que você prega não empolga nem a você mesmo, muito menos empolgará e ganhara o coração dos outros.
A ordem bíblica é: Sede fervorosos no espírito (Rm 12:11) “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.”

2. Praticidade
O que as pessoas querem saber é:
“O que isso tem a ver com a minha vida?” Se seu ensino não oferece esta resposta às pessoas, você precisa rever os seu conceitos...
Se o ensino não traz esta resposta às pessoas, certamente, ele será em vão.

3. Humor
Devem existir momentos em que o grupo (ainda que este grupo seja você e mais uma pessoa... haha) vai cair na risada. E isso é bom, pelo fato de mostrar que o grupo possui saúde e descontração.
A alegria é um dos sinais da manifestação do Espírito Santo de Deus e de sua Palavra.

4. Cheio de testemunho pessoal
O ensino que não se aplica a mim, não pode ser aplicável aos outros.
Busque sempre que possível relatar algumas experiências pessoais, para que você possa demonstrar por meio do testemunho pessoal que a Palavra verdadeiramente tem poder de transformar.

5. Envolvente
A Palavra que você ensina estimula que todos os seus ouvintes a participarem efetivamente da ministração? Todos estão interessados?
Seu ensino precisa envolver a vida das pessoas que estão sendo ministradas... Despertar nela o interesse por aprender mais de Deus.

Existem duas boas maneiras de que isso seja feito:
1 – Fazendo perguntas a elas
2 – Pedindo para que elas relatem experiências pessoais

6. Preparação anterior
Nunca chegue diante de uma reunião sem ter a preparação devida.
As pessoas logo perceberão, e irão achar que você não deu devido valor à Palavra e à reunião, com isso seu ensino perderá o crédito pra elas.
Além disso, o preparo te trará confiança e segurança para ministrar.

7. Ilustração
Foi este o método adotado por Jesus, que deve ser sempre o nosso referencial.
Muitas vezes uma boa ilustração vale mais do que muitas palavras.
As ilustrações prendem a atenção, esclarecem, inspiram e motivam.

8. Inspiração e motivação
O objetivo do ensino é inspirar e motivar as pessoas.
Por isso, procure ser sempre positivo.
Não seja apenas duro, nem seco ou insensível.
A melhor maneira de motivar alguém a fazer determinada escolha é mostrando a elas as vantagens e recompensas de alguma coisa.
E não existe recompensa maior do que a que está preparada para aquele que ama a Deus.
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”
1 Co 2:9 (Bíblia Almeida Revista e Corrigida)

9. Focalize uma idéia principal
Tome cuidado para não ser como uma metralhadora, dando tiros para todos os lados.
Tenha foco em seu ensino, defina um tem, organize suas ideias de uma maneira que se aguém perguntar sobre o que você irá falar, você seja capaz de responder essa pergunta em apenas uma frase.

Bom... é isso... agora é por o que vimos aqui em prática, até pq tem mta gente esperando aí ser ministrada!!
Que Deus os abençoe!!