domingo, 27 de março de 2011

A Obra Prima de Deus

Irmãos, ao estudar o livro de Efésios, me deparei com este versiculo...

"Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus, de antemão preparou para que andássemos nelas." Ef 2:10


Mais interessante é estudar este pequeno trecho, consultando os escritos originais. As palavras 'feitura' ou 'criação' que são utilizadas nas versões da Bíblia traduzidas para o português, estão no lugar de 'Poyema', palavra do texto original, escrito em grego.

Poyema, como o próprio nome indica e já deve ter passado pela cabeça de alguns dos que estão lendo este texto, está sim relacionada à palavra poema que usamos em nosso idioma, mas pode ser traduzida com maior precisão pela expressão 'Obra Prima'.

Sendo assim, o texto de Efésios 2:10 nos diz que somos Obra Prima de Deus, criados em Cristo Jesus.

É interessante que Deus criou todas as coisas existentes no universo: céus, terra, mar, todas as espécies de seres vivos, TUDO FOI CRIADO PELAS MÃOS DO SENHOR, mas a nenhuma destas coisas Ele considerou como sendo a Sua obra mais importante. Somente o homem é tratado desta forma por Deus, sendo chamado de Obra Prima do Senhor.

E o que seria uma Obra Prima? Vamos pensar em algum pintor renomado que tem inúmeros quadros, todos, ou boa parte deles considerados maravilhosos. Ou em algum escritor, famoso pelos muitos best sellers. Todos eles costumam ter aquela obra considerada por todos e por eles mesmos como sendo a melhor, a mais marcante, a mais extraordinária e excelente. Pois é, esta é a tal Obra Prima e é desta forma que somos vistos por Deus.

Outra coisa interessante sobre a Obra Prima é que ela sempre é criada para ser exposta, mostrada, a finalidade de sua criação é que todos a vejam. A Obra Prima sempre expressa a grandeza de seu autor, assim somos nós, criados pelo Senhor para as boas obras e para manifestar a plenitude de seu poder, amor, grandeza, santidade e caráter.

Finalizo dizendo aquilo que considero ser o mais importante a respeito desta meditação. A Palavra nos mostra que passamos a ser Obra Prima do Senhor, quando somos criados em Cristo, ou seja, quando nascemos de novo, crucificamos o velho homem e passamos a ter nossa vida regenerada pelo Senhor Jesus.


Que nestes dias possamos compreender que Deus nos ama e nos considera sua Obra mais importante e especial, que é em nós e através de nós que Ele manifesta a Sua grandeza.

Que nossas vidas honrem ao Senhor continuamente e que o mundo enxergue, através disso, que nós, a Igreja do Senhor, somos a Obra Prima criada pelas mãos Dele.

Nenhum comentário: