sábado, 13 de agosto de 2011

Sem Torah

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade." Mateus 23:25-28

As palavras de Jesus, "cheios de hipocrisia e iniquidade", "cheios de hipocrisia e de maldade", quer dizer que eles são cheios de hipocrisia e sem torah. Eles não têm a lei dentro deles. Por isso é que Jesus está dizendo que eles são limpos por fora, eles têm uma aparência de justiça e piedade pelo seu comportamento, que pode ser mensurado e avaliado pelos homens. Mas o seu coração, o seu interior, é sem torah - eles tem comportamento, mas não tem caráter.
Eles têm comportamento, mas eles não tem uma natureza transformada, eles não têm o interior transformado. Eles não têm uma bússola interior para a sua conduta no mundo e na sociedade, eles são guiados por uma lei que vem de fora, eles não têm a lei dentro deles, eles têm uma norma exterior.
Jesus está dizendo que nós somos transformados de dentro pra fora, e não de fora pra dentro. Não é uma obediência à uma lei exterior que faz com que o nosso caminho seja um caminho de justiça e de generosidade. Jesus não quer pessoas bem adestradas. Jesus não quer pessoas bem comportadas.
A Espiritualidade Cristã não é um caminho de bom comportamento, pessoas educadas, civilizadas... Porque pessoas educadas e civilizadas e bem comportadas, assim permanecem enquanto não há custos, enquanto não há sacrifícios,  enquanto não há exigências à uma grandeza de ser.
Enquanto é conveniente ser educado, bem comportado, ser civilizado, a gente até que é... Mas a grande questão é quando a gente precisa buscar lá dentro uma justiça. É quando a gente precisa buscar lá dentro, lá no nosso interior, no mais profundo do nosso ser, aquela dignidade de quem não está à venda, de quem não sacrifica a sua própria consciência.
Isto é: aquele momento em quando a vida exige que se revele não apenas as nossas convicções ou crenças superficiais... E não apenas os nossos padrões de comportamentos aprendidos ou socialmente adquiridos e aceitos... Não apenas as nossas posturas públicas que trazem benefíios à nós... Mas quando a vida exige de nós a revelação da nossa verdadeira identidade, do nosso ser.
Jesus está dizendo: Eu não quero soldados que saibam marchar, eu quero homens grandes. Eu não quero mulheres submissas mas contrariadas interiormente, eu quero mulheres grandes. Eu quero a alma nobre.
Esse é o caminho da espiritualidade. Não é adestramento e bom comportamento, é transformação interior.

A minha oração é que a minha caminhada com Jesus e como um talmide de Jesus faça de mim não apenas um homem que sabe se comportar. A minha oração é que a minha caminhada com Jesus me transforme - transforme e forme o meu caráter segundo à imagem e à semelhança de Deus. E eu convido você também à fazer essa oração.


[TEXTO DE: Ed Rene Kivitz
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
www.edrenekivitz.com]

Nenhum comentário: