quinta-feira, 20 de maio de 2010

Continuando a Obra dos Apóstolos I

Santos, i´m back! :)

Confesso que estava sim com saudades, mas esse tempo foi bom. Tão corrido, vivi muita coisa que vou poder escrever e que Deus vai poder usar pra edificar vocês.
Aproveitei o tempo longe também pra finalmente digitar algumas daquelas ótimas palavras que havia prometido, que estavam estocadas em cadernos cheios da vida de Deus. Eis aqui uma palavra que não marcou meu coração, mas sim o virou do avesso e veio de encontro ao que busco fazer.
É uma palavra trazida pelo Pr. José Carlos, homem de Deus demais, na Conferência de Jovens aqui em casa ( Radicais Livres, da Zona Sul da capital Paulista). Ela é extensa, e como já foi pregada em duas partes, aqui também será postada em duas partes.
Eu realmente tenho expectativas com relação à vocês, leitores! Que Deus fale com vocês de forma intensa e profunda através dessa palavra preciosa, cheia da vida e do poder de Deus. Um beijo e até breve!

Continuando a Obra dos Apóstolos
Por Pr. Jose Carlos Melo, em 19 de Novembro de 2009.

Texto Base: Atos 13 e 14
Deus separou-nos para uma obra. Que obra? A obra apostólica. [Atos 13:1-4]
Existem cristãos que querem inovar, mas o que Jesus fez de novo? Nada! Ele apenas fez o que viu o Pai fazer. Estava tudo escrito, sem surpresas.

Dez pontos de uma obra prevalecente
1- Uma obra prevalecente possui lideres chamados por Deus - Atos 13:1-2
Não são voluntários, mas são constituídos e chamados por Deus, por Ele comissionados.
Nos não fomos chamados para cobrir necessidades humanas. Não somos comovidos por narrativas dolorosas. Nós ouvimos e temos ouvido a voz de Deus!
O Espírito Santo só envia a outras partes os que já estão equipados para a obra e já estão arcando com a responsabilidade, no lugar onde estão. Nunca serão enviados aqueles que enterram seus talentos, negligenciando as necessidades locais e jogando investimento no lixo – isso é falta de senso de oportunidade.
Deus chama e envia aqueles que já estão com a mão no arado – quem já e fiel no pouco, já foi Davi detrás das malhadas, tirando ovelha da boca do leão.

2- Os lideres são confirmados e separados – Atos 13:3
O chamamento é pessoal mas a separação para a obra não. Esta deve ser confirmada pelos lideres de sua igreja local. O Espírito Santo não fala a toda a igreja, mas confirma a profetas, mestres e sacerdotes na liderança.
O Espírito Santo chamou a Paulo e Barnabé, mas os separou por meio da liderança daquela comunidade. A independência não e padrão de Deus.

3- Serve ao Senhor com jejum e oração – Atos 13:2-3
Uma igreja prevalecente é uma igreja vicária, ou seja, age como Jesus, que morreu não por si mesmo, mas por causa de nós, pecadores. Certamente a oração e o jejum eram em função do propósito de Deus – caso contrário os mesmos teriam espantado o chamado de Deus.
Outro aspecto digno de nota e que a igreja estava disposta a enviar mesmo os seus melhores e mais ungidos lideres. Certamente Paulo e Barnabé eram os melhores que haviam na igreja de Antioquia. Isto mostra que não estavam buscando interesses próprios, mas sim o interesse do Reino de acordo com o Propósito.
Exemplo: o Pastor Aluízio jejua 21 dias na água pela vida da Igreja. Você acha que ele faz isso porque é agradável? Óbviamente não. Mas existe algo maior pelo qual vale a pena pagar um preço alto.

4- Trabalham em equipe – Atos 13:1 e 5
A liderança de Antioquia era múltipla, possuía diversos profetas e mestres que governavam. O mesmo princípio pode ser visto no envio de Paulo e Barnabé, que foram enviados em dupla e ainda temos João e Marcos, adicionados a equipe apostólica. A liderança em Antioquia era diversificada e heterogênea.
Muitas vezes há em nosso meio um espírito de autoritarismo. Reconhecemos isso quando há uma liderança imposta, e exercendo um domínio completo, ninguém pode falar nada para aquele irmão. Isso e sinal de que ele se tornou o senhor da equipe, quando o senhor da equipe deve ser o Senhor Jesus.
Saiba que o número um é um número muito pequeno para alcançar a grandeza. Nada podemos fazer por nós mesmos – sozinhos não chegaremos a lugar algum.
Se o seu desafio e escalar um monte, forme uma equipe do tamanho desse monte.

5- Possui propósito e estratégia
Paulo escolhia as grandes cidades e centros comerciais. Pregava primeiro nas sinagogas e depois pregava para as pessoas mais importantes da cidade [Atos 17:18]. Pregava para grandes multidões, fazia sinais e maravilhas [Atos 14:3], consolidava novos convertidos [Atos 14:21].

Isso é Avivamento. O resto e Animamento.

Um comentário:

Brunno Rodrigues disse...

gloria a Deus heim... quero ler logo a segunda parte...
posta aí alinne!! rsrs