terça-feira, 1 de junho de 2010

Continuando a Obra dos Apóstolos II


Boa tarde, filhos da luz!

Eis aqui a 2a parte do post " Continuando a Obra dos Apóstolos", Palavra trazida pelo Pr. José Carlos, em Novembro de 2009. Digo e repito que essa Palavra me marcou de forma inexplicável, por isso a trago aqui. Convido vocês a se sentarem e desfrutarem desse banquete que o Senhor nos preparou! Bom apetite.


6- Não estimula dependência pessoal – Atos 13:52
Os discípulos recém convertidos não exigiam que Paulo permanecesse com eles. Eles ficavam cheios de alegria do Espírito Santo, mesmo sabendo que os apóstolos estavam de partida. 
Os apóstolos não estimulavam a dependência pessoal, como muitos fazem hoje, onde os crentes preferem depender de seus pastores e lideres, a depender do Espírito Santo de Deus, para crescerem e se desenvolverem em sua vida cristã. 
Os apóstolos acreditavam que cada crente poderia e deveria funcionar como membro do corpo que possui habilidades e dons de Deus. Os crentes eram produtores e não meros consumidores. Consumidor, como sabemos, vem assistir a palavra – e ainda quer aplaudir. Discípulo vem pra ser treinado. 

7- Não coloca critérios demasiadamente altos para se constituir lideres – Atos 14:21-23 
Depois de fundarem as igrejas, Paulo e Barnabé voltaram para consolidarem os crentes, e estabeleceram presbíteros em cada igreja. Note que eles não pediram que se enviassem lideres de Antioquia, antes estabeleceram os próprios irmãos em cada cidade para cuidares uns dos outros. A forma como os lideres eram estabelecidos era por meio de jejum e oração e não por preferências humanas e aparentes. 
Nós levantamos quem Deus levanta. Tempo é, em muitos casos, irrelevante, quando vemos que um potencial pode ser explorado mais a fundo, quando a Obra precisa de alguém que responda. 
E sim – e melhor errar acreditando em uma pessoa, do que errar por não ter acreditado.

8- É focado em um propósito específico – Atos 13: 5,12 e 44 
Paulo e Barnabé não se desviavam do seu propósito – que era pregar o evangelho e gerar discípulos em cada cidade. Observe em Atos 14 o que aconteceu com Paulo e qual foi sua posição. Sendo apedrejado, no mínimo ele desmaiou, para ser dado como morte. Foi então, jogado para fora da cidade. Então, entrou em Derbe, pregou. Em Atos 14:21 vemos que eles faziam um grande número de discípulos. Eles poderiam ter parado para ir à um hospital, ou dormir um pouco - mas não. Priorizaram, e cumpriram o propósito deles ali. 
Fomos chamados para gerar discípulos e edificar Igrejas. Nossa mais elevada missão e nossa célula. O negócio de Deus e a igreja, são os discípulos, é o evangelho. Faça de sua célula a sua nação! 

9- Não possui atitude de auto-preservação – Atos 14:19-20 
Como vemos no tópico acima, em um dia Paulo foi apedrejado ate perder a consciência, e no dia seguinte, ele pregou e fez discípulos. Uma igreja que vive no paradoxo da vida espiritual: fraca diante de Deus, forte diante dos homens, do mundo e do diabo. 
Observe também a atitude de Paulo perante Elimas o mágico, sacudindo a poeira dos pés contra os judeus. 
Não pergunte se somos capazes – dê-nos a missão. 

10- Possui um sistema de prestação de contas – Atos 14:27 
Depois de terminarem a primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé voltaram e prestaram um relatório diante da igreja em Antioquia. 
Não devemos ter receio de relatórios e prestações de contas. Isso e um meio de manter o foco no propósito de Deus. Isso nos fala de encargo, cuidado e zelo - como o pastor das cem ovelhas - e também de humildade, pois só através dela que pode haver submissão. 

Sinais de uma obra decadente 
Regras perigosas de crescimento: 

- Se alguma atividade atrai pessoas, então ela agrada a Deus. 
- Quando menos confrontadora e direta a mensagem do evangelho, melhor. 
- Alimente somente com aquilo que se deseja comer. Atos 14:22 


Não espero, mas tão somente desejo que essa Palavra tenha gerado indignação e feito marcas nos vossos corações. Não somente nos motiva, mas essa Palavra gera em nós disposição pra avançar e ir até o fim.
Somos vencedores! O Senhor nos chamou para um Avivamento Geracional, uma Obra Prevalecente, podemos dar vários nomes. O fato é que, o que geramos nos nossos dias, não é algo que será esquecido. Estamos aqui para mudar a História dessa Nação! O Senhor conta conosco. Declaro que os propósitos do Senhor pra nossa geração não se frustrarão, muito pelo contrário...
E que nós sempre nos lembremos que não estamos aqui para inovar. Se nós tivermos a honra de continuar o que nossos pais da fé começaram, creio que será mais que suficiente para tocar o coração do Pai.

No amor de Cristo Jesus,

Um comentário:

Brunno Rodrigues disse...

fala sério... smp qdo leio isso, dah mta vontade de viver um mover sobrenatural, um Avivamento genuíno... que vai marcar a história e mudar a vida de pessoas... eu sonho com isso e qro dar continuidade à Obra edificada pelos apóstolos sob os msm fundamentos... eu sonho e vou viver.. decidido!