terça-feira, 8 de junho de 2010

A jornada de um príncipe

Nossos queridos leitores :)
Como vocês estão? Creio que bem, alicerçados em Cristo e sendo constantemente edificados na Palavra. Afinal, trabalhamos para que o Reino seja estabelecido, e isso inclui vocês. 
A seguir, uma palavra do meu querido Obreiro, Allan Almeida, onde o Espírito se moveu de forma poderosa. Pessoalmente, conto que Deus falou comigo da primeira até a última vírgula. Minha liderança, meus irmãos e meus discípulos também foram muito impactados. Que vocês também escutem do Pai em cada linha ( e entrelinha!) desse texto. Para a honra e glória de Cristo Jesus.

A Jornada de Um Príncipe
Por Allan Almeida, em 05 de Junho de 2010 - comentários: Alinne Machado.

Se Deus é o Rei, nós como seus filhos somos príncipes e princesas. Em 1 Pedro 2:8 temos nossa identidade confirmada em vários aspectos. Um desses aspectos é: nós somos sacerdórcio real. Sabemos que o propósito dessa identidade é anunciarmos as boas novas do Senhor. 
Somos também vencedores, e há uma jornada a ser percorrida. A Jornada para o sucesso é feita de testes. Os testes são usados não somente para nos provar, mas sim para nos Promover.
Ex.: José passou por circunstâncias inexplicáveis, mas em todas havia o propósito de transformá-lo de um mimadinho para um governador (Gênesis 37:3).
Aprendemos com os testes em nossa vida. E através da vida de José, que foi um príncipe, podemos ver qual é a jornada que traçaremos, ver os testes que iremos enfrentar. Veja:

Teste da Falta de Sabedoria - Gênesis 37:10-11 
Isso fala da nossa falta de experiência em tomar alguma decisão. As atitudes erradas nos colocam em situações difíceis e, por causa delas, podemos sofrer consequências terríveis. 
Nesse caso, vemos que José falou algo que não precisava ser falado, pois ninguém compreenderia da mesma órbita que o Senhor.
Quantas vezes falamos de nossos sonhos para pessoas que não deveríamos falar? Quantas vezes falamos mal de alguma pessoa para outra ou, pior ainda, falamos mal da nossa liderança e depois nos arrependemos?
Isso tudo é muito sério, resulta grandes consequências em nossas vidas. Veja o que sucedeu a José, por causa de uma única atitude fora da vontade de Deus.

Teste da Rejeição - Gênesis 37: 19-20
As pessoas que você mais ama, as vezes, te rejeitam. Pais que não te apoiam e não deixam servir a Deus de todo coração, pois não compreendem você. Amigos que se separaram de você quando você se converte. 
Muitas vezes, até com a motivação correta nós somos rejeitados. Até Jesus passou por isso, e se Ele viveu, nós viveremos também. Devemos até desejar isso, pois o nosso padrão é Cristo, e queremos ser aprovados nesse teste, assim como Ele foi.

Teste da Necessidade - Gênesis 37: 23-24
Isso é - quando todos te esquecem, ou parece que ninguém mais te ajuda em suas necessidades. 
Deus levou José a mudar os seus hábitos. Antes ele contava com o alimento dado pelos seus pais, mas depois teve que correr atrás para se suprir. 
As vezes seu líder não supre as suas necessidades. Deus está te desafiando a buscar nEle! Isso gera em nós um nível maior em depedência do Senhor. Ele é o Todo-Suficiente, Nele não há falta de nada (Colossenses 1: 17 e Romanos 11:36). Se buscarmos em Cristo, certamente seremos supridos.

Teste do Sofrimento
José foi vendido pelos seus irmãos, viveu como escravo, foi julgado de algo que ele não fez e, por fim foi condenado a prisão. Sendo ele Íntegro... Isso nos mostra que quando Deus determina um tempo de sofrimento nada O faz mudar de idéia.
Devemos lembrar que a nossa integridade não nos preserva da dor. Mesmo que façamos tudo conforme à Palavra de Deus, e é o que devemos fazer pois é o que o Senhor espera de nós, ainda sofreremos. 
No sofrimento temos a chance de mostrar nossa fidelidade a Deus. Ele é um Deus de Aliança e temos tudo Dele. Mas será que Ele tem tudo de nós? Eis aí nossa oportunidade de demonstrar ao Senhor o nosso coração, que persevera e não abre mão daquilo que Ele tem pra nós.
Teste do Plantar
Plantar significa perder hoje para ganhar amanhã. Investimento é abrir mão de algo agora, para um ganho a longo-prazo. 
Devemos lembrar que o sucesso para Deus é diferente do sucesso do mundo. Jesus morreu na Cruz. Para o mundo isso é loucura e uma derrota aparente, mas você se atreve a dizer que Jesus foi um perdedor? Não, pois Ele não foi. Na Cruz Ele demonstrou seu amor; ela expressa o encontro e equilíbrio perfeitos entre a Justiça e a Graça de Deus.
Nós, como vencedores, devemos ter um certo posicionamento diante das circunstâncias. Ter nossas motivações claras para que, na hora da dificuldade, desistir não seja uma opção.
Porque você tem vindo a célula, ao culto? Porque você não bebe, não fuma, não se relaciona antes do casamento? Qual a sua motivação para servir a Deus?
Infelizmente ainda há muito comodismo em nossas igrejas. Culto é para cultuar, louvor é para louvar. Isso parece óbvio, mas não o é. Há muitos jovens que conversam durante o culto inteiro, ficam dispersos no momento do louvor, contanto as lâmpadas no teto. 
Ainda falando de motivações, é certo que ainda há pessoas em nosso meio que não bebem, não fumam, não se relacionam antes do casamento por acharem que existe uma lista de " pode e não pode", mas Cristianismo é estilo de Vida. Abrimos mão de prazeres mundanos pois cremos que isso não agrada ao Senhor. Como O amamos e desejamos tocar o Seu coração, nós não fazemos certas coisas.
Amado, se você não tem suas motivações claras, reveja seus conceitos. Estamos aqui para semear, nutrir e ceifar. Estamos aqui para fazer discípulos; treinar, formar e levantar líderes.

Teste do Altar
Esse teste nos fala do seu relacionamento pessoal com Deus. José foi usado através de seu dom para interpretar o sonho do copeiro. O que você acha que teria acontecido se José não nutrisse seu relacionamento com Deus? Aquele sonho seria apenas mais um sonho, de alguém aí... Mas José buscava ao Senhor, e a unção de Deus estava sobre ele.
Onde está a sua unção? No tempo onde tudo parece contra você é necessário buscar a Deus ainda mais! Manter-se firme diante das dificuldades, mesmo que você não veja nada, exige fé e unção. Só assim você será usado apesar de qualquer circunstância externa.
A unção é o nosso combustível. Ouvimos muito que jamais podemos fazer a Obra de Deus sem unção, e isso é uma realidade. Tenha isso em mente, e vá pro altar. Ele derramará unção e se renovará à medida que você O buscar.

Teste do Reconhecimento
Muitas vezes nos queixamos da nossa realidade, de como as circunstâncias atuais são difíceis, nossas crises pessoais ou ministeriais, ou ainda reclamamos das falhas da nossa liderança, mas isso afeta diretamente a Deus. Não há nada que aconteça na nossa vida sem que haja o consentimento dEle. Se murmuramos por algum motivo, em outras palavras, estamos dizendo a Deus que não vivemos como deveríamos viver, estamos mostrando para Ele que nós sabemos fazer melhor que o próprio Deus.
Para que possamos responder certo, a esse teste, devemos reconhecer que não somos nada sem Ele! Que dependemos dEle para tudo! Independente das circunstâncias, temos que reconhecer o quanto já avançamos e o quanto Deus já fez em nossas vidas.
Muitas vezes vemos e criticamos nossa liderança por falhas no caráter ou por falta de unção e, por isso, saímos reclamando, as vezes, até mesmo criticando para outras pessoas, e esquecemos o quanto Deus já usou nossos líderes para nos abençoar!
Reconhecer é olhar para trás e perceber o quanto já avançamos, o quanto já fizeram por nós e não somente olhar o contexto atual. Devemos reconhecer que nossa liderança é o melhor de Deus para nós e orar por eles.
Outra característica desse teste é que devemos identificar nossas falhas e reconhecer que muitas consequências do que vivemos hoje é culpa nossa e não dos outros! Assim reconhecemos que somos os piores e que a única e exclusiva Glória seja dada para Ele, nosso Senhor Jesus.

Conclusão: O Senhor quer nos levar a percebe-Lo em todas as circunstâncias, ver que Ele é poderoso para fazer em nossas vidas. Ele é dono dos tempos e das estações. Quando percebemos e aceitamos isso avançamos rumo ao nosso propósito de uma maneira rápida e madura.



Um comentário:

Anderson Bezerra disse...

muito bom mesmo!!!! amém.


Creio que tenho passado por vários, senão todos esses testes ultimamente, me identifiquei demais!

Mas que possamos ser aprovados como o obreiro que não tem do que se envergonhar mas que manejou com justiça a palavra da verdade.

parabéns!!!!!