domingo, 3 de janeiro de 2010

Liderando no Centro da Vontade de Deus

Texto Base – Números 1: 1 – 18

Na verdade antes de dividir contigo esta Palavra que Deus gerou em meu coração há, mais ou menos, um ano e meio atrás, gostaria de compartilhar, rapidamente, a experiência que a originou.
Na verdade, o Capítulo 1 de Números já tinha sido lido por mim, chutando baixo, umas 4 ou 5 vezes... Isto pq eu sempre me perdia na leitura deste bendito livro e era obrigado a voltar ao início dele, tanto que Números foi um dos últimos livros da Bíblia que eu terminei de ler... o mais incrível é que mesmo lendo várias vezes eu não conseguia absorver absolutamente nada de espiritual daquele capítulo, ou melhor, daquele livro inteiro!!! rsrs
Numa madrugada maravilhosa na Presença do Senhor, após um período extenso de oração e adoração à Ele, lembro que peguei minha Bíblia (que aliás tava ali mofando no meu armário já fazia algumas semanas), e fiz uma oração diferente quando olhei (de novo) para aquele capítulo, dizendo: “Senhor, não quero ler esse negócio de novo só por ler, ou pra falar pros outros que eu já li a Bíblia toda, quero que o Senhor fale comigo e não saio desse capítulo até isso acontecer!”.
Lembro que li uma vez e NADA! Persisti e comecei a entender melhor a história depois da segunda leitura da noite, li pela terceira vez, peguei meu caderninho e comecei a anotar as coisas que Deus falou comigo naquele trecho.
Deus em mostrou ali um Moisés no centro da Vontade do Senhor e exercendo um papel de líder e referencial para o povo de Israel. Sendo assim, compartilho o que Deus me mostrou naquele dia com você meu caro irmão, na expectativa de que seja benção em sua vida... Ahhh... já ia esquecendo de dizer!!! Quando falo em liderança, não me refiro à cargos, e sim à um encargo de influenciar, que DEVE estar no coração de todo cristão... portanto não importa se você exerce ou não um cargo ministerial... esta Palavra é, independente disto, para você:

1 – Moisés persistia em buscar o Senhor
Logo no começo do livro de Números, vemos que o Senhor falou com Moisés, dando a ele um direcionamento para realizar um recenseamento (Nm 1:1-2), ou seja, uma espécie de censo, contagem de pessoas e aí vemos algo muito importante para que possamos tomar decisões: Devemos ouvir a voz do Senhor para que possamos ter um direcionamento para as nossas vidas e para a vida daqueles que estão debaixo de nossa cobertura espiritual.
Moisés sabia muito bem que era incapaz de tomar decisões e acertar para com aquele povo imenso sem a dependência de Deus. Vemos também que Moisés estava na “Tenda do Encontro”, local onde ele se isolava de todos para ir ter com Deus e por isso recebeu tal direcionamento. Se formos ainda além e observarmos a vida de Moisés não só pelos relatos do livro de Números, mas também no livro de Êxodo descobrimos que este não estava ali buscando ouvir a voz de Deus por um mero acaso... Buscar a Deus era parte da rotina, consistia num estilo de vida de Moisés, ele o fazia habitualmente, por isso Deus falou com ele na Tenda naquele dia... o relacionamento entre Moisés e o Senhor era íntimo!!
Para que sejamos líderes que agradem o coração de Deus e que direcione nosso rebanho pelos caminhos corretos é necessário busquemos sempre ouvir ao Senhor!

2 - Deus levantou uma equipe para auxiliar Moisés
A segunda coisa que observamos aqui é que um líder nunca realiza um trabalho, uma obra sozinho e que, justamente por isso, o Senhor levantou homens capacitados e maduros (os chefes dos grupos de famílias) para auxiliarem a Moisés em sua tarefa (Nm 1:3-16).
Se Deus te levantou para realizar algo ore para que Ele te dê uma equipe para que juntos vocês possam se entregar e viver o cumprimento do propósito profético!

3 - Moisés e Arão responderam IMEDIATAMENTE ao Chamado de Deus
Repare no começo do capítulo que Deus dá o direcionamento a Moisés no “primeiro dia do segundo mês do segundo ano” (Nm 1:1).
Perceba agora quando Moisés e Arão iniciam a cumprir a ordem dada pelo Senhor: “e convocaram toda a comunidade no primeiro dia do segundo mês do segundo ano” (Nm 1:18). Viu?!?! Eles não deixaram passar nem um dia!!!
Está aí um segredo essencial para que sejamos bem sucedidos... Iniciar o cumprimento da obra, da ordenança dada pelo Senhor de IMEDIATO, se Deus mandou, não há pq esperar!!! A direção é pra AGORA, não pra daqui alguns dias... Este tem sido o erro de grandes homens e mulheres de Deus: esperar além do que devem por insegurança, preguiça, comodismo, sei lá pq aliás e não iniciar logo o cumprimento daquilo que é direção clara da parte de Deus.
Quer ser um líder, ou melhor um homem/uma mulher que agrada o coração de Deus?? Responda ao Chamado IMEDIATAMENTE, não espere nem um segundo para obedecer a Ele!!!

Que Deus os abençõe e os torne líderes cristãos que possam ser padrões e referenciais de Deus em nossos dias!!!

3 comentários:

Alinne Machado disse...

Que palavra preciosa! Realmente, a procrastinação tem tomado conta dos nossos dias e dos nossos jovens, mas se nós nos posicionarmos, refletiremos isso aos outros. E eu creio que Deus nos honrará por isso... Fui edificada!

Dani Mendonça ♥ disse...

amém...qeu sejamos os lideres que Deus espera que sejamos!!!=]...Como te disse um dia o que estava escrito no rodapé da minha bíblia..muitos acham que números é apenas mais um livro da bíblia, mas é um livro mto edificante que nos mostra a intimidade de Deus com aqueles que o amam!

Pr. Jean ( Profetizo ) disse...

Glória a Deus, vejo isto como o resultado de alguém que foi submisso ao chamado porque para se tornar um líder como Deus deseja é necessário antes ser um bom discípulo ou liderado assim como Josué que viu e andou com Moisés se ler Josué 3 verá que o discípulo fez coisas semelhantes ao seu discipulador.