quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Deus da instrução e dos detalhes

Amados irmãos em Cristo,

Há alguns dias atrás, neste mesmo espaço, compartilhei acerca da minha imensa dificuldade em ler, compreender e interpretar os livros do Pentateuco. Engraçado que o que tenho a dividir contigo hoje está em algo que Deus falou comigo, justamente no livro que julgo ser o mais complicado, cansativo e, desculpem o termo, mas o mais CHATO (rsrsrs) de toda a Bíblia: Levítico.
O Livro de Levítico é, na verdade, uma espécie de manual para os levitas e sacerdotes. Nele encontramos, de uma maneira extremamente detalhada a descrição de como deveria ser a preparação dos sacerdotes; como, em que circunstâncias e quem deveria apresentar as ofertas e sacrifícios diante do Senhor, fazendo ainda clara distinção entre os seus vários tipos.
Li do capítulo 1 ao 9 e confesso que já não aguentava mais todos aqueles detalhes. Simplesmente não tinha a menor idéia do porquê tinha que estudar aquilo, não via como ter revelação de algo da parte de Deus naquele livro... Até que meus olhos saltaram quando li o sub-título do capítulo 10, bem diferente dos anteriores que sempre se referiam à consagração, ofertas, sacrifícios e coisas do gênero, nele estava escrito o seguinte: “A morte de Nadabe e Abiú” e foi exatamente ali, naquele trecho, que o Espírito Santo começou a gerar revelação e me fazer entender o motivo para haver tantos ‘detalhes chatos’ nos 9 capítulos anteriores.
Nadabe e Abiú eram sacerdotes, filhos de Arão, e morreram consumidos pelo fogo que saiu da presença do Senhor (Lv 10:2), isto por quê “trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara” (Lv 10:1).
No mesmo momento em que li aquele trecho, pensei: por que eles apresentaram fogo estranho perante o Senhor? Por que apresentaram uma oferta, sacrifício ou sei lá o que sem ser da forma que Deus tinha ordenado? e mais... meu... como esses caras conseguiram fazer tudo errado se havia 9 capítulos falando exatamente como eles deveriam proceder??
Realmente é muito difícil encontrar a resposta para estas perguntas, mas o certo é que Nadabe e Abiú preferiram exercer seu ofício de sacerdote da forma que achavam ser a certa do que procurar se atentar e obedecer às instruções dadas anteriormente pelo Senhor.
Ao ler este capítulo vieram quase que instantaneamente à minha mente palavras ditas por alguns (vários) irmãos conhecidos e que me incomodaram bastante, como por exemplo: “De novo Seminário de Corte nessa igreja?! Meeu Deeus!!! Não aguento mais ouvir falar nisso... que saco!”; “Reunião com a equipe do Encontro outra vez?! Não sei porquê inventam tanta reunião nessa igreja... a gente já tá cansado de saber o que fazer no Encontro!!!”; “Reciclagem da visão em células... não acredito que vou ser obrigado a ir nesse negócio e ouvir de novo a mesma coisa...” e várias outras coisas desse gênero...
Sabe o que os sacerdotes Nadabe e Abiú, os irmãos que pensam o que escrevi acima e boa parte da igreja de hoje tem em comum, infelizmente? NÃO OUVIR AS INSTRUÇÕES DADAS PELO SENHOR; NÃO ESTAR ATENTO A CADA DETALHE, QUE, AS VEZES, PARECE SER TÃO CHATO, REPETITIVO E ATÉ INÚTIL... MAS QUE PODE FAZER BASTANTE DIFERENÇA...
Devemos entender que se Deus tem sido zeloso em nos dar padrões detalhados acerca de como devemos agir é porque ele não quer que façamos nada que seja diferente disso. Se Deus tem insistido, por repetidas vezes, em falar certas coisas conosco, é porque ele sabe que PRECISAMOS ouvir...
Acredito que o Senhor não vai mandar fogo do céu para nos consumir e fulminar caso agente resolva desprezar suas orientações (até por quê senão eu e muita gente que está lendo esta mensagem já seriamos só o farelo... rsrs), como fez com Nadabe e Abiú, mas creio que o que acaba sendo consumido e DESTRUÍDO quando resolvemos desobedecê-lo é o maravilhoso propósito Dele para nossas vidas... e isso eu não quero que ocorra nem comigo, nem com ninguém!
Espero que esta Palavra possa ter abençoado sua vida, gerado temor em seu coração e que daqui por diante você sempre esteja atento para ouvir e obedecer à cada detalhe das instruções dadas pelo Senhor a você.


Um ótimo dia,
Fique com Deus! =]

5 comentários:

Mariana Almeida disse...

Sabe, entrei aqui agora pra comentar mas realmente nao ha mais nada que eu possa falar, tanto eh que no dia em que o Brunno escreveu esse texto, nós conversamos bastante, espero que tds tenham gostado e aproveitado esse texto pq de uma coisa tenho certeza> ele mecheu muito comigo.

Unknown disse...

Assino embaixo.

Unknown disse...

Bru, vc tem razão em tudo que escreveu. Muitas vezes queremos fazer as coisas da nossa maneira, sem nos importarmos com o que Deus realmente quer que façamos, e depois acabamos frustrados com o resultado.
Este é um bom exemplo para que possamos aprender a ouvir a voz de Deus!!
Que Deus continue usando sua vida!!!

Naldinho disse...

Acho muito interessante o texto supra, pois o livro de levítico realmente deve ser mais analisado e devidamente comentado.
Há diversos livros da Bíblia que de acordo com a revelação dada por DEUS, cabe a nós analisarmos e repassarmos a revelação dada pelo nosso Senhor.
Parabéns ao Bruno e que DEUS possa continuar abençoando a vossa vida, e nos veremos em breve na faculdade, onde poderemos voltar as nossas reuniões acerca dos mistérios de DEUS.

Dani Mendonça ♥ disse...

mais chato da bíblia[2]uhuhu que Deus nos perdoe!...engraçado q quando eu li levítico pensei:putz q caras cabeçudos foram colocar um fogo estranho com toda a instrução acerca disso!!...aí pensei que,realmente, as vezes não oferecemos direito aquilo que Deus quer...mas não pensei tão longe quanto vc[ tipo"De novo corte!"kkkkkkkkkkk...]e é verdade...cada detalhe pra Deus é importante e nem semmpre notamos isso!=/...devemos ficar atentos a todas instruções dadas por Deus