quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Verdades espirituais em Gn 1:3-10

Neste primeiro capítulo do livro de Gênesis vemos não apenas a criação e o início de todas as coisas. Este trecho é, na verdade, muito rico e podemos extrair dele, também, inúmeras verdades espirituais, válidas para nossas vidas nos dias atuais.
Depois de ler este texto, quero te encorajar a ir até as Escrituras e meditar com atenção neste capítulo, e à luz do Espírito Santo de Deus, buscar revelação dele. Tenho certeza que será uma benção e que o Senhor falará poderosamente contigo. Antes disso, divido com você, caro e fiel leitor deste blog, duas das verdades que o Espírito Santo me mostrou aqui:

1ª Deus separa a luz das trevas (Gn 1:3-5)


No verso 3 percebemos que, pela primeira vez, Deus cria algo: a luz
Se estudarmos a Bíblia detalhadamente vemos que a luz SEMPRE se refere a algo que vem de Deus.
Lendo o trecho mais adiante, encontramos o que mais me chamou a atenção neste texto: o fato de que imediatamente após criar a luz, o Senhor vê a NECESSIDADE de separá-la das trevas (verso 4).
Mais que isso a Biblia diz que, antes de fazer a separação entre ambos, Deus “viu que a luz era boa”, dando a entender que este foi o motivo da tal separação. Pq?! Justamente pq as trevas não são boas... ou seja, luz e trevas são de naturezas distintas, portanto NÃO HÁ POSSIBILIDADE ALGUMA de mistura, comunhão ou aliança entre ambas.
A Bíblia faz menção à esse tema, aliás, inúmeras outras vezes de várias e diferentes formas (2 Co 6:14; Jô 12:35; Jô 1:5; Ec 2:13; Is 5:20; Tg 4:4)
Se nos consideramos, de fato, cristãos devemos estar totalmente afastados de qualquer coisa que proceda das trevas... não tem meio termo nesse sentido, pois, o próprio Deus, nos mostra que luz e trevas foi a primeira coisa que Ele resolveu separar total e declaradamente!!!

2ª Deus separa o céu da terra (Gn 1:6-10)


Logo após separar a luz das trevas, Deus continua sua criação e resolve separar também o céu (firmamento) da terra. Mas o que será que o Senhor queria nos dizer com isso?
Na verdade ao separar o céu da terra, Deus nos mostra, claramente, que há separação das coisas que são meramente naturais, terrenas, humanas para aquelas que são espirituais, celestiais, divinas.
Infelizmente, por muitas vezes, ficamos presos às coisas deste mundo, por causa de uma mentalidade natural, mundana e caída, carente de urgente transformação (Rm 12:2)! Muitas vezes investimos TODO nosso fôlego, nossas forças e recursos em coisas naturais e que um dia perecerão. Preocupamos-nos em acumular bens e riquezas, em adquirir conhecimento, fama, prestígio, nos esquecendo que aqui não é nossa terra!!
Não que nenhuma conquistar nenhuma das coisas acima seja errado... de maneira alguma... o que é muito errado é as colocá-las como nosso foco, no centro de nossas vidas, esquecendo que devemos priorizar as coisas celestiais: nosso relacionamento com Deus, obediência à Palavra e ao Chamado, ganhar pessoas pra Cristo, etc... Conquistando, assim, o que a Bíblia descreve como sendo a nossa “coroa incorruptível” (1 Co 9:25).

Que Deus o abençõe poderosamente!
O desejo do meu coração é o de o Senhor levante nesses dias um povo que seja totalmente separado de tudo que proceda das trevas e que escolha investir suas vidas naquilo que é espiritual e realmente tem importância pra Deus!
Que eu e você venhamos a ser aprovados e possamos fazer parte desse povo!

Um comentário:

Alinne Machado disse...

Já havia sido muito abençoada e edificada com essa Palavra que você nos trouxe. A Palavra de Deus e Ele são um só, e ambos são tão completos que me espanta! Como é bom ser alimentado.