quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Andar sobre as águas

Mt 14:22-33.
A vida cristã é uma vida de desafios e esses desafios muitas vezes nos levam a uma decisão de crer totalmente em Deus.
Espiritualmente falando Deus nos chama para andar sobre as águas, contudo isso implica em algumas coisas.

Para andar sobre as águas é preciso:

1- Obedecer a Deus. V 22. Logo a seguir, compeliu que significa obrigar. Na NTLH diz ordenou.
Jesus obrigou os discípulos a embarcar e ir para o outro lado. Quando entregamos a nossa vida nas mãos do Senhor somos obrigados a obedecê-lo em qualquer coisa e naquilo que ele mandar.
Ir Para o barco é obedecer a Deus sem reclamar. Qual é o barco que o Senhor está te mandando ir??? Não faça a sua vontade, mas a dEle.

Vv 22-23 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Um dos testes na vida de um homem de Deus é que antes de embarcar no barco (fazer a vontade de Deus) a multidão tem que ficar para trás. Foi um momento bom para Jesus e seus discípulos estarem com a multidão, mas Jesus obriga os discípulos a irem só sem a multidão e Ele próprio vai só orar sem a multidão. Essa multidão pode ser qualquer coisa que traga em nosso coração competição com Deus. Desde relacionamentos até bens materias. Sem perceber a "multidão" pode se tornar um grande inimigo nosso. Quando Deus te chamar para um desafio que é andar sobre as águas deixe tudo para trás e obedeça a voz doce e suave de Deus.

2- Enfrentar resistências. Vamos imaginar a situação.
V 24. Diz que o vento era contrario.
V 24. Diz muitos estádios, mas em João 6:19, fala que era uns 25 a 30 estádios, ou seja, cada estádio equivale a 180 m. Eles estariam a mais ou menos 5 ou 6 Km da margem.
V 25 diz que era a 4º vigília da noite, ou seja, entre as 3 e 6 da manhã.
V 26. As 4 da madrugada no meio do mar com tudo escuro, de repente aparece alguém andando sobre as águas em meio a tempestade, o que você pensaria???
Esses 12 homens ficaram com medo e gritando.
E sabe o porquê de acontecer tudo isso??? Porque era a vontade de Deus. (De madrugada, no meio do mar, com vento contrario).

É impossível fazer a vontade de Deus sem ser resistido e encontrar oposição.
Sempre vamos encontrar forças contrarias.
Muitos homens que foram chamados e responderam ficaram no meio do caminho porque não entenderam que todo chamado de Deus gera resistências e oposições.
Deus chamou Moisés para tirar o povo do Egito, mas foi fácil??? NÃO. Houve muita resistência.
Exemplos de homens que foram chamados por Deus e enfrentaram resistências:
Moisés ao qual Faraó resistiu.
Josué que foi resistido pelos habitantes de Canaã.
Elias que foi resistido por Jezabel e Acabe.
Os profetas foram resistidos, e alguns até foram resistidos por reis e os falsos profetas. Esse foi o caso de Jeremias.
Neemias foi resistido para não reconstruir os muros por Sambalate e Tobias.
E até Jesus que cumpriu toda a vontade de Deus foi resistido pelos religiosos da sua época.
Não ache que para viver a vontade e os desafios de Deus, você vai viver sempre numa boa porque não é assim que aconteçe. Resistências sempre surgirão para aqueles que querem fazer genuinamente a vontade de Deus.

3- Testar a palavra. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
Jesus diz sou eu.
Ainda que você esteja fazendo a vontade de Deus e tudo fique complicado, saiba que é Jesus.
Pedro diz: “Se és tu manda eu ir”. Então Jesus diz para Pedro, vem.
Pedro desceu e andou sobre as águas. Ele testou a palavra do Senhor.

Mas o que aconteceu com Pedro em seguida é o que acontece com muita gente
V 30. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
Pedro tirou os olhos do Senhor, esqueceu da palavra e olhou as circunstancias. Ao fazer isso começou a afundar. O que é verdade é que as circunstancias é a realidade. A realidade é que ninguém pode andar sobre as águas com vento forte e ondas batendo. O milagre é andar por sobre as águas nessas circunstancias.
Aqui é o momento de uma escolha crucial em nossas vidas. Ou confio na palavra e no milagre de Deus, ou olho para as circunstancias e vivo a realidade.

A realidade diz: Doença incurável. A fé diz: Essa doença tem cura.
A realidade diz: Minha família não quer saber de Deus. A fé diz: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
A realidade diz: Sua célula vai morrer. A fé diz: Ela vai multiplicar.
A realidade diz: Você é fraco. Mas a fé diz: Tudo posso naquele que me fortalece.
Nunca rejeite as palavras e promessas do Senhor para sua vida. Elas vão se cumprir.

Outro principio que aprendemos nesse versículo é que nunca devemos tirar os olhos de Jesus. (Hb 12:1-2) Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,

4- Aceitar desafios. V 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Se tudo der errado temos a certeza da mão do Senhor para nos amparar.
Muitos não têm experiências com Deus porque não querem andar sobre as águas. Não querem se expor e correr risco algum. Mas quem “vive” assim na verdade não vive. Dos doze discipulos só Pedro andou sobre as águas.
A vida com Deus só tem sentido quando aceitamos a sua palavra e os seus desafios para nós.
Não quero dizer que com isso não haverá medo, insegurança e até mesmo falta de fé, contudo a cada experiência com Deus saímos dela mais forte e mais perto do Senhor.
Quem põe o pé na água não morre e não afunda. Ainda que tudo dê errado Deus estende a sua mão e te conduz em segurança.

V 31. “Porque duvidastes” A grande questão de tudo e o que Deus quer ver é a nossa fé.
A realidade nada mais é do que um teste para provar a nossa fé em Deus. A água, o vento e as ondas eram somente um artifício para testar a fé.
Quais as circunstancias que Deus está usando na sua vida para testar a sua fé e confiança nEle???
Não duvide, mas creia no Senhor

5- Viver o sobrenatural. V 32. Subindo ambos para o barco, cessou o vento.
Subindo ambos para o barco. Pedro voltou com Jesus andando por sobre as águas. Não creio mesmo que Jesus levou Pedro no colo. Isso é ter a certeza que ou só ou com Jesus nós iremos andar sobre as águas.
A nossa fé em Deus sempre será recompensada.
Nunca vi ninguém que confiou no Senhor e no final ficou decepcionado. Precisamos carregar conosco essa certeza: A nossa fé sempre será recompensada.

V 32. O vento cessou. Jesus não orou e não fez nada, simplesmente o vento cessou.
E por quê??? Porque a nossa fé é testada pela nossa realidade.
Tem situações que não adianta orar para mudar, mas quando você obedecer, a situação simplesmente vai mudar. Tem situações que Deus coloca, e não adianta orar, Deus vai mudar a situação quando você aprender a lidar com ela, e dar as respostas certas, antes disso nada acontece.

Se de fato queremos ter experiências com Deus e crescer na vida cristã precisamos aceitar os testes de Deus para nossas vidas e procurar sempre dar as respostas certas. Deus não quer destruir ninguém, antes Ele deseja que O conheçamos de fato, não apenas de ouvir falar, mas de andar com Ele e saber que Ele é Deus em quaisquer circunstâncias.

Conclusão:
V 33. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!
Os discípulos o adoraram e disseram: Verdadeiramente és filho de Deus.
Precisamos saber de verdade que Jesus é o filho de Deus e isso por experiência pratica.
O Exemplo de Jó. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
O Exemplo dos discípulos. Verdadeiramente és filho de Deus!
Deus quer nos fazer crescer. A questão é: Vamos aceitar os seus desafios???
A escolha é sua, somente sua.


Deus abençõe.

Um comentário:

Brunno Rodrigues disse...

iniciou em grande estilo heim jere? rsrsrs
"Ora, a Fé é a certeza das coisas que se espera, convicção das coisas que não se veem" Hebreus 11:1

Costumo dizer nos momentos adversos que tenho certeza, que na confiança no Senhor, irei supera-los e q essa certeza se chama fé...
Vlw Pr. Deus flw comigo de novo aqui... q Ele possa me fazer a crer incondicionalmente e a 'andar sobre as aguas'