segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PENIEL - Um Encontro com Deus para o Cristão

Gn. 32: 24, 30 _ "E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe disse: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes".
O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?"
"Jacó", respondeu ele.
Então respondeu o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu".
Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome".
Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome?" E o abençoou ali.
Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada".


Tudo que há na Bíblia tem um significado para nossas vidas hoje.
E Peniel significa em Hebraico "Face de Deus". Peniel é um lugar para você a Deus Face a Face.
Por que é importante se estar em Peniel?

1. Em Peniel somos confrontados:
vs. 27: "O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?"
"Jacó", respondeu ele."
Jacó significa "Ele age traiçoeiramente". O nome tem a ver com seu caráter
Deus perguntou a Jacó seu nome para confronta-lo.
Até aqui, Jacó só agia de uma forma traiçoeira. Ele enganou seu irmão Esaú lhe roubando o direito de primogenitura; Enganou a seu pai Isaque fazendo se passar por Esaú para receber sua benção.
Mas neste momento em que Jacó é confrontado por Deus, ele reconhece ser quem é . Um enganador.
Essa atitude de não se esconder, ou mentir, mostra o arrependimento de Jacó. Era isso o que Deus queria de Jacó. Uma atitude de arrependimento.
Quando estamos em Peniel, também somos confrontados por Deus. Mas diferente de Jacó, muitos se escondem. Ou se mascaram, fingindo ser o que não são por medo de serem expostos por Deus.
Mas o propósito de Deus nos confrontar é para gerar mudança em nosso ser.
Quem é você? Qual é o seu nome? Talvez viciado, prostituta, caloteiro, baladeiro. Quem você é para Deus?
Seja com Jacó, não tenha medo de assumir quem você é para Deus.
A sua benção depende disso.

Talvez você possa dizer: "Mas eu sou crente. Não preciso de Peniel. Eu já tive o meu encontro com Deus".

O que você talvez não saiba é que Peniel é para quem já é crente.
Aqui não é o encontro de Jacó com Deus. Seu encontro com Deus foi em Betel (Gn. 28:10,22).
Em Betel, (que significa 'casa de Deus'), Jacó tem um encontro com Deus, ve sua glória, se espanta, recebe promessas, e tudo mais que um encontro com Deus proporciona a um novo convertido.
Porém, mesmo assim, Jacó continuava tendo atitudes falhas em seu caráter. Atitudes que apenas um confronto do próprio Deus poderia acabar com elas.
Possa ser que você seja como Jacó. Teve um encontro com Deus. Mas mesmo assim ainda é rebelde. Ou tenha falhas que apenas um confronto do próprio Deus poderá acabar com elas.
Seja sincero consigo mesmo. Se você ainda vê falhas em seu caráter, Peniel é para você.
Talvez eu tenha sido um pouco duro com a palavra. Porém esta é a unica forma de você ser abençoado.

2. Peniel tem poder para mudar a sua vida;

Gn. 32: 28: "Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó,mas sim Israel..."
Israel significa "Ele luta com Deus"
É impossivel uma pessoa ser atropelada por uma carreta e permanecer sendo quem sempre foi. Quanto mais alguém que tem um encontro com o próprio Deus.
A mudança do nome de Jacó para Israel, representa uma mudança no seu caráter e na sua vida.

A partir de então, Israel se tornou o homem que estava no centro do propósito de Deus.
Como Jacó, Deus não poderia usa-lo em seu propósito profético. Porém como Israel, ele se tornou o homem que Deus poderia usar e confiar. Pois Israel estava no centro do coração de Deus.
Que nós sejamos usados por Deus assim com foi Israel, e cumpramos o Seus propósitos para nossas vidas.

2 comentários:

Eu disse...

eu tava falando disso com a alinne nesse fds...
betel, peniel... rsrs.
algo q marcou mto minha vida qdo li esta passagem foi perceber q Jacó sai desse Encontro com o anjo do Senhor mancando... pois é isso mesmo que acontece na vida dum crente q se encontra face a face com Deus, ele nao consegue mais andar do mesmo jeito...

sabe... o desejo do meu coraçao eh q cada um de nós jovens e crstãos, venhamos ter revelação e vivenciar esta experiencia maravilhosa que é o Peniel...

Unknown disse...

Amén . Já fui a esse encontro com Deus e fui impactada. Realmente não sou mais a mesma . Glória a Deus !