quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A velha luta contra a carne...

Ae povo eleito!! tudo na benção??
Espero que sim...

Na semana passada eu estava em casa lendo o esboço de uma palestra com o título de “Vencendo o diabo, a carne e o mundo”, onde bastante coisa me chamou a atenção, principalmente em relação ao segundo inimigo: a carne...

A Bíblia nos mostra, de uma maneira clara, que as obras e os desejos da nossa carne são extremamente tendenciosos ao pecado e, mais que isso, que a carne é inimiga direta do Espírito e luta constantemente para que nossa alma não se incline para a vontade de Deus.

Interessante também é que, pelo menos segundo a minha visão, a carne é o único inimigo que NUNCA nos abandona. Quanto ao diabo podemos resisti-lo, sujeitando debaixo de nossos pés, na autoridade de Cristo, já quanto ao mundo podemos estar nele, mas não nos envolver com ele, agora o que é mais difícil nesta batalha contra a carne, é o fato de que esta nos ‘acompanha’ até em momentos inusitados, como por exemplo, nas vezes em que vamos orar, ou ler a Palavra, está sempre ali a carne colocando preguiça, tentando nos inquietar e convencer nossa alma a ceder aos desígnios delas, opostos à Vontade de Deus.

Vejo hoje que muitas vezes eu e muitos cristãos temos passado por dificuldades e não tem sido vitoriosos nesta constante batalha contra a carne, muitas vezes por não buscar a transformação constante dos pensamentos, das emoções e das vontades (Rm 12:2), não alimentando estas com a Verdade da Palavra de Deus (Sl 37:3).

Outro grande problema é a enorme tendência que temos de não encarar a carne como deveríamos encarar, não termos os devidos cuidados com ela. Muitas vezes acabamos brincando, dando brechas e isso nos leva a cair posteriormente.

Quando li aquele esboço da palestra lembrei-me rapidamente de Sansão, homem de Deus que viu seu “Ministério” ir à ruína após se envolver com Dalila, mulher estrangeira, o que se compara hoje ao que o Novo Testamento chamou de “jugo desigual” (1Co 6:14), pecado, aliás, que, infelizmente, tem sido muito comum e, até hoje, derruba e destrói a carreira de muitos homens e mulheres de Deus que seria brilhante.

Porém percebo que é um grande engano dar todo o crédito da queda de Sansão ao seu envolvimento com Dalila, se analisarmos a vida deste homem, sua conduta vemos que sua queda não foi nada de surpreendente e que ele começou a construir sua ruína antes deste relacionamento fora do Propósito de Deus, como muitos cristãos tem feito até hoje.... Por que digo isso? Porque Sansão era um homem que brincava com a carne e vivia se expondo ao pecado...

Sansão acreditava muito na sua força e gostava de viver perigosamente, mesmo sabendo que não podia comer nem beber do fruto da vinha, caminhava por entre as videiras, por exemplo, este cara corria riscos, andava no limite, na cabeça de Sansão “andar em Santidade”, era não passar de uma linha que tinha o pecado do outro lado... e ele andava muito próximo a esta linha... Pensamento e atitude de muita gente que tem um grande Chamado em Deus, mas que é errado, distorcido e maligno.

Jesus disse que aquele que olhasse para uma mulher com pensamento impuro, ainda que ‘nada de errado’ fizesse com ela já estaria pecando. Isto nos mostra que Santidade é muito mais que uma questão de um ‘pode’ ou ‘não pode’, ‘um fiz’ ou ‘não fiz’... Santidade não é o lado direito da linha que divide o que é pecado de um lado e o que não é do outro, Santidade é um padrão, um estilo de vida!

Quem realmente ama a Deus e tem zêlo pelos propósitos Dele e por andar em Santidade passa quilômetros longe dessa tal linha aí... Evita situações que possam dar espaço para o pecado ou que possam gerar vontade de pecar... Aquele que anda próximo da linha e se expõe à ‘situações de risco’, ainda que ‘não faça nenhuma besteira’ já está, em seu coração, pecando e desagradando a Deus. Sem esquecer que para o Senhor NÃO HÁ DIFERENÇA DE PECADO.

A luta contra a carne e séria, dura e contínua... Com esta mentalidade de Sansão é impossível ser bem sucedido nela... Com o desejo da carne não se brinca e a Bíblia diz que esta nunca vai se converter... Devemos combatê-lo fugindo de situações que nos exponham à queda, custe o que custar, por mais que pareça ‘algo pequeno’.

Minha oração é para que o Senhor venha gerar em nossos corações uma conduta que venha condizer com estas verdades, para que possamos ser um povo separado e que agrade a Ele. Que Ele nos conceda graça, sabedoria e misericórdia para que não venhamos a cair no mesmo erro de Sansão.

Deus os abençoe...
Excelente noite.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fui impactada por esse texto! Realmente, a carne é difícil. Ela não converte, e muitas vezes, se a alimentamos mais, ela fica maior que nosso Espírito e acaba dominando-o. Que saibamos que Deus não está interessado em saber quanto suportamos o pecado... Mas sim, o quanto somos capazes de fugir dele! Gálatas 5:16 galera!