domingo, 13 de dezembro de 2009

A vida e a pregação de Pedro

No capitulo 2 do livro de Atos dos Apóstolos vemos um grande mover com o cumpimento da promessa da vinda do Espírito Santo no "Dia de Pentecostes", seguida da conversão de milhares de vidas ao Senhor Jesus Cristo e dando início à Igreja Primitiva.

Lendo este texto podemos etender princípios para que o Senhor venha nos usar da mesma forma que usou o apóstolo Pedro naquele dia, ali também conseguimos ver as características daqueles a quem Deus usa e o tipo de pregação que vem direta do Trono de Deus.

Antes de analisarmos o caráter e os elementos contidos naquela maravilhosa pregação que levou mais de 3 mil pessoas ao arrependimento, à salvação e ao batismo em Cristo, no dia de Pentecoste, quero falar um pouco acerca de quem era o apóstolo Pedro.

Para muitos o fato de não ser usado por Deus reside em suas limitações naturais, isto porque não há revelação de que quem faz a Obra é o Espírito e não nós, segundo capacidades naturais, segundo a “força do braço”. Este pensamente é, na verdade, um tremendo engano imposto pelo diabo à mente de muitos cristãos cheios de potencial a ser explorado por Deus.

Pedro, homem magnificamente usado por Deus naquele dia, era pescador, homem de pouca instrução, certamente sem condição alguma de encarar um público superior à 3 mil pessoas de frente e com autoridade, não sem o respaldo do Espírito Santo de Deus. Para os que acham que, mesmo sem instrução, Pedro teria condição de fazê-lo, pelo fato de ser um homem arrojado, corajoso, cheio de personalidade, gostaria de lembrar agora que este mesmo Pedro, antes do revestimento do Espírito Santo, mostrou ser tremendamente medroso e “frouxo”, uma vez que, negou conhecer a Cristo por três vezes seguidas, tudo isso por medo e auto-preservação apenas cerca de 2 meses e meio antes de sua ousada pregação no Pentecostes.

Com isto percebemos, nitidamente, que não é o fato de sermos ou não sermos alguém capaz de fazer, mas é o fato de termos ou não revestimento do Espírito Santo. Sem este revestimento Pedro era medroso e negou a Cristo por três vezes, já com o revestimento de poder, o mesmo Pedro foi ousado, pregou com autoridade no dia de Pentecostes e passou a ser um homem que impactou multidões a partir daquele dia. É o poder Espírito Santo que faz a diferença, não nós! Por isso precisamos estar sempre cheios Dele.

Quanto à mensagem pregada pelo Espírito Santo usando a vida de Pedro naquele dia (versos 14-40), vemos o mais puro e completo Evangelho de Cristo sendo apresentado àquela multidão que minutos depois se renderia à Jesus. Pedro cita e faz referência aos profetas e várias outras passagens do Antigo Testamento, fala a respeito dos sinais e prodígios realizados por Jesus (verso 22), apresenta o Senhor Jesus como aquele que ressuscitou (verso 24), após ser entregue morrer por nossos pecados. Pedro completa a mensagem chamando os ouvintes ao arrependimento, à mudança, à conversão (versos 38 e 39).

Por mais que muitas denominações de hoje persistam em colocar o foco em outras coisas como prosperidade, receber bênçãos e promessas, o centro do Evangelho é o Amor de Deus em Cristo Jesus, sua Cruz e o arrependimento. Qualquer outra coisa pregada hoje como principal não passa de um pseudo-evangelho, capaz de formar pseudo-cristãos e não pessoas que vivem o Mover genuíno de Deus. Um crente cheio do Espírito prega a mensagem da cruz! Essa é a mensagem que possui poder pra impactar nossa geração, pra mudar a história de vidas, essa e não outra!

O ponto central do Evangelho tem sido tão negligenciado em nossos dias, que muitos crentes ficariam ofendidos se tivessem a oportunidade de ler o que aqui está escrito, isso é terrível, mas o Evangelho real e vivo, se pregado, escandalizaria muitos que se dizem cristãos, o apóstolo Paulo, aliás, disse:

"Mas nós pregamos à Cristo e este crucificado, o que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios”
1ª aos Coríntios 1:23

Ps: judeus - julgavam conhecer à Deus, mas eram apenas religiosos ligados à tradições
gentios - não conheciam à Deus


Cabe a nós mudar essa realidade e pregar a mensagem de Cristo, sendo constantemente cheios do Espírito Santo, que nos capacitará a sermos testemunhas Dele e a impactar nossa geração.

Que Deus possa continuar os abençoando e fazer a cada um de vocês instrumentos do Seu poderoso mover!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos que nos permitir ser usados pelo Espírito Santo e lembrar que é em nossa fraqueza que Ele se aperfeiçoa. E focar, com certeza, na cruz! Que mostra amor, mostra sacrifício, mostra relacionamento, esquadrinha o coração de Deus.

Benção o texto!